• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Após ter visto suspenso, presidente da Colômbia afirma que EUA não cumprem direito internacional

Após ter visto suspenso, presidente da Colômbia afirma que EUA não cumprem direito internacional

Governo de Trump justifica que Gustavo Petro "instou os soldados americanos a desobedecer ordens e incitar a violência"

Por Da Redação
Às

Atualizado
Após ter visto suspenso, presidente da Colômbia afirma que EUA não cumprem direito internacional

Foto: EFE/Presidencia de Colombia | Isac Nóbrega/PR

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não cumpre mais o direito internacional após ter o visto suspenso na última sexta-feira (26).

Confira a lista de autoridades brasileiras que já tiveram o visto cancelado pelo governo Trump

O cancelamento do visto foi anunciado depois que Petro pediu publicamente para que os soldados colombianos desobedecessem Trump, o que prejudicou as relações entre Washington e Bogotá.

Com isso, autoridades americanas justificaram que Petro "instou os soldados americanos a desobedecer ordens e incitar a violência".

O conflito já havia se instaurado em relação a questões de migração e tráfico de drogas, quando o líder colombiano repetiu o apelo por uma força armada para "libertar a Palestina". Na ocasião, ele se dirigiu a um grupo de apoiadores pró-Palestina do lado de fora da sede das Nações Unidas.

"Ela (a força global) tem que ser maior que a dos Estados Unidos. É por isso que, daqui, de Nova York, peço a todos os soldados do exército dos EUA que não apontem seus rifles para a humanidade. Desobedeçam às ordens de Trump. Obedeçam às ordens da humanidade", apontou Petro.

Petro estava em Nova York para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas. O presidente também criticou Trump de forma direta, afirmando que o republicano era "cúmplice de genocídio" em Gaza, onde Israel, aliado americano, intensificou uma ofensiva à Cidade de Gaza recentemente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário