Apple entra em polêmica ao rejeitar regra para carregador de celular
Gigante da tecnologia defende que nova regra produziria mais lixo eletrônico

Foto: Reprodução/ Techtudo
Os parlamentares da União Europeia discutiram na segunda-feira (13) sobre a possibilidade de todos os celulares e dispositivos móveis como e-readers, tablets e acessórios tenham a mesma porta de entrada.
De acordo com eles, a medida tem como objetivo reduzir o acúmulo de lixo eletrônico, além de trazer mais conveniência aos usuários. No entanto, a Apple, uma das maiores fabricantes de smartphones do planeta, está resistente com a proposta.
Atualmente, o mercado mobile trabalha basicamente com três tipos de porta: a micro USB, a USB-C e a Lightning, que é exclusiva para produtos com a icônica maçã. Provavelmente, a medida obrigaria as fabricantes a adotar o USB-C, que está em ascensão.
A Apple mostrou preocupação com os dispositivos já lançados que utilizam o Lightning como padrão de entrada.
A gigante da tecnologia defende que a padronização seria um contrassenso, já que a resolução produziria mais lixo eletrônico. Mas apesar dos argumentos, os parlamentares seguem com a discussão sobre a padronização das entradas USB e devem votar em nova sessão para efetivar ou não a medida.