Aprovação de Biden atinge seu menor nível após retirada dos EUA no Afeganistão, diz pesquisa
O governo local era apoiado pelos EUA, e a troca de poder ocasionou na fuga de civis e conselheiros militares afegãos em busca de segurança

Foto: Reprodução/G1
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, caiu em 7 pontos percentuais para o nível mais baixo até o momento, depois que o governo afegão apoiado pelos norte-americanos desmoronou no final de semana em um episódio que fez milhares de civis e conselheiros militares afegãos fugirem à procura de segurança, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos.
De acordo com a pesquisa de opinião nacional, realizada na segunda-feira (16), 46% dos adultos americanos aprovam o desempenho de Biden no cargo. Esse é o índice mais baixo registrado nas pesquisas semanais desde quando o democrata assumiu o cargo, em janeiro.
A popularidade de Biden caiu depois do episódio em que a capital afegã, Cabul, foi tomada pela milícia fundamentalista Talibã no domingo. A retomada marca a volta do grupo ao poder, 20 anos depois que seu regime foi derrubado pela invasão dos Estados Unidos, em outubro de 2001.
A pesquisa da Ipsos mostra ainda que, 75% dos americanos apoiam a decisão de enviar tropas para garantir instalações importantes no Afeganistão até que a retirada seja concluída, e quase o mesmo número apoiou a remoção de afegãos que ajudaram as forças dos EUA no país.