‘Aqui cuidamos de nós’, afirma Lula ao comentar tarifas impostas por Trump
Presidente criticou tarifa de 50% imposta pelos EUA e afirmou que não permitirá desrespeito à soberania brasileira

Foto: Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira (21), as declarações de Donald Trump sobre o Brasil e a tarifa de 50% imposta às exportações brasileiras para os Estados Unidos. Em evento do Ministério da Saúde em Sorocaba (SP), Lula pediu que o ex-presidente norte-americano não interfira nos assuntos internos do país.
“Eu quero cuidar desse país, por isso o presidente americano não dê palpite aqui, porque, aqui, cuidamos nós”, declarou o petista, ao afirmar que governar deve ser entendido como “cuidar” da população.
A decisão de Washington de elevar a tarifa sobre os produtos brasileiros foi justificada pela gestão Trump com o argumento de que o Brasil estaria adotando políticas “incomuns” e prejudiciais às empresas e cidadãos dos EUA.
Lula, por sua vez, acusou o republicano de espalhar informações falsas. “É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, o Brasil só não vai andar de joelho para o governo americano”, afirmou.
O presidente ainda destacou que a soberania nacional vai além da proteção territorial. “Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta. É cuidar do povo, isso sim é a soberania de um país”, disse, acrescentando que não teme pressões externas: “Nós não temos medo de ninguém gritar com a gente. Aliás, nós somos educados, eu não grito com ninguém”.