Araras-azuis vindas da Europa serão devolvidas à natureza no mês de junho na Bahia

Pesquisadores e grupos de ambientalistas iniciaram uma mobilização para tentar reintroduzir as aves ao habitat natural

[Araras-azuis vindas da Europa serão devolvidas à natureza no mês de junho na Bahia]

FOTO: Reprodução/TV São Francisco

Mais de 50 araras-azuis serão soltas na natureza no dia 11 de junho. As aves foram reabilitadas em um centro na cidade de Curaçá, no norte da Bahia.  

O projeto é um acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e a ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP).

Em março de 2020, 52 araras chegaram da Alemanha e da Bélgica e foram levadas para a unidade de conservação em Curaçá, para serem preparadas para voltar à natureza. Com isso, a ideia é que haja mais soltura nos próximos anos até que exista uma população estável da espécie, em liberdade no norte da Bahia.

A espécie é nativa da Caatinga, bioma predominante na região, e voltará a povoar o céu do sertão do São Francisco. A arara-azul chegou a ser considerada extinta na região durante os anos 2000. Desde então, pesquisadores e grupos de ambientalistas iniciaram uma mobilização para tentar reintroduzir as aves ao habitat natural.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!