Argentina apresenta candidata de mais de 50 anos ao Miss Universo
Iris Amelia, atriz e professora de dança, desafia padrões ao ser a primeira postulante com mais de 50 anos na história do concurso

Foto: Reprodução
A Argentina oficializou uma candidatura histórica ao Miss Universo, desafiando padrões estabelecidos ao apresentar Iris Amelia como a primeira postulante com mais de 50 anos na história do concurso de beleza. A atriz, modelo, professora de dança e tradutora já participou de produções na TV e no cinema argentinos, mas a participação no Miss Universo elevou a visibilidade, gerando pedidos de entrevistas de veículos de imprensa locais. As informações são O GLOBO.
Aos 50 anos, Iris Amelia não apenas se destaca por sua trajetória artística, mas também por ser a primeira mulher acima dessa faixa etária a disputar o título em 70 anos de história do evento. Em uma entrevista a uma TV local, a candidata demonstrou confiança diante de possíveis críticas ao desfile em traje de banho, afirmando que não tem medo de agressões ou hostilidades e que, caso ofendida, responderá com um beijo.
A mudança nas regras do concurso, anunciada em setembro do ano passado, permitiu a participação de candidatas de qualquer faixa etária, eliminando o limite de idade que anteriormente restringia as concorrentes entre 18 e 28 anos. A medida entrou em vigor em janeiro deste ano, abrindo espaço para mulheres mais experientes como Iris Amelia, Romina Alarcón (37 anos) e Maria Alejandra de Pascua (54 anos) na etapa de Buenos Aires.
A tendência de aceitar candidatas de diversas faixas etárias se reflete em outros concursos de beleza ao redor do mundo. Na semana passada, Jocelyn Cubales, de 69 anos, oficializou sua candidatura para a etapa de Quezon City no Miss Universo Filipinas.