Argentina dá passo inicial pela Copa América contra Colômbia buscando fim de jejum de títulos
Equipe celeste perdeu as últimas quatro decisões que disputou do torneio sul-americano

Foto: Natacha Pisarenko | AP
Já são quase 26 anos sem título. Copa América então, não veem a cor da taça desde 1993, quando venceram o México por 2 a 1. É nessa a situação que a Argentina estreia no Grupo B da Copa América, neste sábado (15), às 19h, contra a Colômbia, na Fonte Nova.
Conquistar o torneio sul-americano para os argentinos tem sido um enorme desafio. Nas últimas quatro finais disputadas, os hermanos sairam derrotados em todas. Duas vezes para o Brasil (2004 e 2007) e Chile (2015 e 2016).
Tentando mudar o retrospecto negativo recente, a Seleção Argentina vem se preparando desde a última segunda (10), quando aterrissou em solo baiano para o confronto contra a Colômbia de James Rodriguez.
No último treino da Argentina, alguns jogadores titulares foram poupados, dentre eles, Di María, Agüero e Messi. O craque do Barcelona, que já manifestou em outras oportunidades o desejo de se aposentar da Seleção, tenta sua primeira conquista pela equipe celeste. O trabalho não será fácil, já que além de perder medalhões como Higuaín e Mascherano, o time conta com dez jogadores do grupo que nunca disputaram um torneio oficial defendendo seu país.
O técnico da equipe, Leonel Scaloni, terá o desfalque do goleiro Esteban Andrada, cortado por problemas no joelho durante os treinamentos. Sem condições de se recuperar a tempo, ele será substituído por Juan Musso.
Do lado colombiano a expectativa é repetir o ano de 2001, quando conquistou a Copa América pela primeira vez na história, ao baterem na final o México, assim como os hermanos. O técnico da equipe, Carlos Queiroz já entra em campo com um longo tabu para quebrar. A última vitória da Colômbia sobre a Argentina foi em 2007, peas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Desde então no retrospecto recente, três triunfos argentinos e três empates.
Palco de grandes goleadas durante a Copa de 2014, como o 4 a 0 da Alemanha sobre Portugal, e o 5 a 1 da Holanda sobre a Espanha, a Fonte Nova foi preparada com carinho pra esse jogaço. As duas equipes não treinaram nesta sexta (14), no estádio, para não comprometer o gramado que irá receber os craques.