Argentina promove reunião sobre clima sem presença de Bolsonaro
A ausência do brasileiro era a oportunidade que Fernández esperava para assumir a frente do debate na região

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, conduziu uma reunião virtual sobre mudanças climáticas na América Latina, nesta quarta-feira (8), sem a participação do presidente Jair Bolsonaro. A ausência do brasileiro era a oportunidade que Fernández esperava para assumir a frente do debate na região.
A cúpula latino-americana é vista como uma prévia da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), que vai reunir lideranças mundiais em debates dobre o clima de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.
A reunião dessa quarta contou com a participação de nomes como o do enviado especial dos EUA para o Clima, John Kerry, do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da COP-26, Alok Sharma.
Entre os chefes de Estado, estavam presentes Iván Duque (Colômbia) e Mario Abdo Benítez (Paraguai), além de ministros do Meio Ambiente.
Segundo uma fonte do governo brasileiro, a reunião promovida por Fernández não possuía um caráter negociador. Era "um debate virtual irrelevante, do ponto de vista substantivo" e não pode ser considerada uma prévia da COP-26.