• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Argentinos votam para renovar parte do Congresso, em dia decisivo para Milei

Argentinos votam para renovar parte do Congresso, em dia decisivo para Milei

 Às 8h deste domingo (26) começou as eleições legislativas na Argentina

Por Da Redação
Às

Argentinos votam para renovar parte do Congresso, em dia decisivo para Milei

Foto: Official White House Photo by Daniel Toro

Às 8h deste domingo (26), começou uma prova de fogo para definir como serão os próximos dois anos de governo do presidente Javier Milei: as eleições legislativas na Argentina, quando os cidadãos poderão votar até as 18h. Pela primeira vez, será utilizada a Cédula Única de Papel, com o objetivo de reduzir custos nas eleições.

O governo e a principal força de oposição estão lutando pelo primeiro lugar em nível nacional; o resultado terá impacto político e econômico; 127 deputados e 24 senadores são eleitos. O voto é obrigatório na Argentina. O partido no poder tentará conquistar ao menos um terço da Câmara, buscando aumentar o número de cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado. A expectativa é que a Liberdade Avança conquiste vários assentos, mas dependerá de alianças para governar.

Seja qual for o resultado, a representação governista vai crescer em ambas as Casas. O partido no poder não coloca assentos em jogo no Senado e renova menos cadeiras na Câmara dos Deputados que a oposição. No entanto, o próprio presidente e Luis Caputo, ministro da Economia, descrevem as eleições como mais decisivas do que as presidenciais de 2027.

Para os peronistas do Força Pátria, as eleições são críticas para medir a força do peronismo e se preparar para 2027. A performance do bloco Províncias Unidas, que se formou com governadores estaduais e apoio antilibertário e anti-kirchnerista, também será observada, já que é a sua primeira eleição e eles almejam crescer politicamente.
Milei deve votar por volta das 11h na região central de Buenos Aires. Um pouco mais cedo, às 10h30, o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, votará em La Plata.

Mais de 36 milhões de eleitores estão aptos para votar em todo o país, de acordo com dados oficiais da Câmara Nacional Eleitoral e da Direção Nacional Eleitoral. Eles vão escolher deputados e senadores nacionais nas províncias e na cidade de Buenos Aires. Além disso, o sistema de cédula única de papel vai estrear em nível nacional, mudando a forma também de contagem dos votos.

Todas as 23 províncias mais o Distrito Federal votam para deputados e 8 irão também escolher senadores.
Os primeiros resultados estão previstos para as 21h deste domingo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário