Associação Bahiana de Imprensa completa 90 anos com reimplantação de museu
Cerimônia será transmitida pelo Facebook e Youtube

Foto: Reprodução / ABI
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) completa 90 anos nesta segunda-feira (17) e, para marcar a data, a partir das 10h vai acontecer uma cerimônia da reimplantação do Museu de Imprensa, lugar que conta a história da imprensa da Bahia. O evento será transmitido ao vivo, através do Facebook e Youtube, obedecendo todas as medidas preventivas contra o novo coronavírus.
O Museu de Imprensa fundado pela ABI há 43 anos passou por reestruturação completa, ganhou novo espaço e um Laboratório de Conservação e Restauro. Após quase uma década sem área de exposição, uma mostra está sendo montada para marcar a instalação do equipamento no térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, localizada no Centro Histórico de Salvador. O arquiteto responsável pelo local é Augusto Ávila.
O curador do museu é do jornalista e pesquisador Nelson Varón Cadena, autor do livro “Cronologia da Associação Bahiana de Imprensa. 1930-1980”. Atualmente ele assume o papel que em 1975 foi desempenhado pela museóloga Lygia Sampaio, a convite da escritora, folclorista e jornalista Hildegardes Vianna.
Para a mostra que marca os 90 anos da entidade, Nelson Cadena realizou pesquisa histórica, de imagens e textos, fez o planejamento, a seleção das imagens e elaboração dos textos informativos dos painéis.
O Museu de Imprensa também está realizando um tour virtual através do YouTube.


