• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Associação criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal é alvo de operação do MPBA e da PF

Associação criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal é alvo de operação do MPBA e da PF

Um mandado de prisão e três de busca e apreensão estão sendo cumpridos durante a ação.

Por Da Redação
Às

Associação criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal é alvo de operação do MPBA e da PF

Foto: Divulgação/ MPBA

Uma associação criminosa especializada em fraudes contra a Caixa Econômica Federal é alvo da Operação "Versão Brasileira", deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (16). Os integrantes da associação foram identificados através de análises bancárias, perícias biométricas e exames de comparação facial pela PF.  

Ao todo, estão sendo cumpridos um mandado de prisão, contra um homem já custodiado no Conjunto Penal de Feira de Santana, e três mandados de busca e apreensão nas residências de três investigados em Salvador. Todas as ordens foram expedidas pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia.
 
Segundo as investigações, que contaram com apoio da Centralizadora Nacional de Inteligência de Segurança (Cesed) da Caixa, o grupo utilizava identidades de terceiros com intuito de abrir contas em agências da instituição financeira e contratar empréstimos consignados fraudulentos.

Os valores obtidos eram movimentados através de transferências eletrônicas, contas de passagem e operações de câmbio para impedir o rastreamento da origem. Além disso, parte dos recursos eram convertidos em moeda estrangeira por meio da corretoras de câmbio, o que aponta indícios de lavagem de dinheiro e de crimes contra o sistema financeiro nacional.

As apurações ainda apontaram que o grupo causou um prejuízo superior a R$ 424 mil por meio da abertura de, ao menos, cinco contas bancárias com os documentos falsificados usados para a  obtenção de empréstimos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato contra instituição financeira, associação criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário