• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Asteroide que dizimou dinossauros pode ter causado tsunami com ondas de 4,5 km, diz estudo

Asteroide que dizimou dinossauros pode ter causado tsunami com ondas de 4,5 km, diz estudo

O levantamento foi publicado na revista científica AGU Advances

Por Da Redação
Ás

Asteroide que dizimou dinossauros pode ter causado tsunami com ondas de 4,5 km, diz estudo

Foto: Reprodução/Twitter

Os dinossauros que viviam na Terra antes dos seres humanos foram dizimados por um asteroide que atingiu o planeta há cerca de 66 milhões de anos, assim como diversas espécies presentes neste planeta foram extintas. Porém, um estudo revelou que um tsunami gigantesco também pode ter ocorrido após o impacto.

Como mostra o levantamento publicado na revista científica AGU Advances, com o choque, foram formadas ondas de até 4,5 quilômetros de altura, que apresentava energia inicial quase 30 mil vezes maior que a do maremoto que atingiu a Ásia em 2004.

Os pesquisadores da Universidade do Michigan avaliaram mais de 100 núcleos espalhados pelo globo, assim como realizaram simulações de computador do que aconteceria caso um objeto espacial do tamanho sugerido do asteroide atingisse o planeta nos dias atuais.

Conforme as observações, diante de uma ideia de impacto vertical - mesmo que se pense que o ocorrido tenha sido oblíquo - por limitações do código utilizado pelos cientistas, o corpo celeste de 14 km de diâmetro atingiu Chicxulub a 43.500 km/h, cerca de 35 vezes a velocidade do som, criando uma cratera de 100 km e formando uma nuvem de poeira.

Em análise do alvo como uma costa granítica, sob uma camada de sedimento de 4 quilômetros de espessura e um oceano com profundidade de 1 a 3 quilômetros, uma cortina de material jogou a água para fora, projetando ondas gigantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário