Astrônomos identificaram maior buraco negro estelar da galáxia

Situado a 2.000 anos-luz da Terra, BH3 tem massa 33 vezes maior que a do Sol

[Astrônomos identificaram maior buraco negro estelar da galáxia]

FOTO: ESO/Calçada/Reprodução

Astrônomos identificaram o maior buraco negro estelar da galáxia, com uma massa 33 vezes maior que a do Sol. Situado a aproximadamente 2.000 anos-luz da Terra, o Gaia BH3, ou simplesmente BH3, tem uma magnitude que não passa despercebida, especialmente considerando que os buracos negros estelares previamente identificados tendem a ter cerca de dez vezes a massa do Sol. 

No entanto, o BH3 não é o maior buraco negro da Via Láctea. Este título pertence a Sagitário A*, que é um buraco negro supermassivo com uma massa quatro milhões de vezes maior que a do Sol. No entanto, o BH3 é o maior buraco negro formado a partir do colapso de uma estrela, conhecido como buraco negro estelar.

Para validar a descoberta, a colaboração Gaia recorreu a dados de observatórios terrestres, incluindo o instrumento Ultraviolet and Visual Echelle Spectrograph (UVES), situado no deserto chileno do Atacama. Essas observações revelaram propriedades cruciais de uma estrela companheira do BH3. Combinadas aos dados da missão Gaia, essa abordagem permitiu aos astrônomos medir com precisão a massa do buraco negro. 


Comentários