Atentado russo mata um dos homens mais ricos da Ucrânia
Oleksiy Vadatursky era bastante reconhecido como um dos grandes empresários do setor agrícola do país

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ucraniano Oleksiy Vadatursky, de 74 anos, proprietário de uma das maiores empresas de comércio de cereais do país, morreu na noite do último sábado (30), depois de um atentado russo. A mansão do milionário, localizada na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, foi atingida por morteiros, o que provocou a morte do empresário e a esposa, Raisa Mykhailivna.
Vadatursky era o fundador e controlador da Nibulon, gigante do setor agrícola ucraniano, com especialidade na produção e exportação de trigo, cevada e milho, que também mantém o controle de navios e estaleiros próprios. A empresa, uma das dez maiores do setor na Ucrânia, exportou em 2021 5,64 milhões de toneladas de produtos agrícolas, para 38 nações, um recorde.
O comandante militar ucraniano da região, Vitaliy Kim, lamentou a morte e destacou que a "contribuição de Vadatursky para o desenvolvimento da indústria agrícola e de construção naval, o desenvolvimento da região é inestimável". O empresário ainda foi condecorado como "Herói da Ucrânia" em 2007 pelas contribuições para o desenvolvimento da agricultura no país.
No ano de 2021, a revista Forbes calculou a fortuna de Vadatursky em US$ 430 milhões (aproximadamente R$ 2,2 bilhões) e o colocou na 24ª posição, no ranking de cem pessoas mais ricas da Ucrânia.