Atividade econômica emprego na UE desabam em 2020

Pandemia fez queda registrar 6,8% e 1,8%, na respectiva ordem

Por Da Redação
Às

Atividade econômica emprego na UE desabam em 2020

Foto: Reprodução/ Getty Images

A pandemia derrubou a atividade econômica e os empregos na Zona do Euro em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) teve uma queda de 6,8%, enquanto o número de pessoas empregada caiu 1,8%. Os dados são da Eurostat, serviço de estatística da União Europeia, e foram divulgados nesta terça-feira (16). Nos 27 países da UE, o PIB caiu 6,4% e a taxa de emprego foi 1,6%.     

Apesar das quedas, as taxas ficaram em patamares menores do que havia sido estimado pela Comissão Europeia em novembro. O colegiado projetava redução do PIB de 7,8% na área do euro e de 4,7% na UE, e contratação do emprego de 5,3 e 4,5%, na respectiva ordem.     

Segundo dos dados publicados, o PIB teve contração de 0,6% na Zona do Euro e 0,4% em toda a União Europeia no quarto trimestre do ano ante o terceiro. Nos dois casos, as taxas ficaram um décimo abaixo do que o antecipado pela agência em sua estimativa de 2 de fevereiro.  

Ao comparar com os últimos três meses de 2019, a queda do PIB foi de 5% na Zona do Euro, um décimo a menos que a estimativa preliminar do Eurostat, e 4,8% na UE. No terceiro trimestre, a queda do PIB havia sido de 4,3% e 4,2%, respectivamente.

Espanha

No caso da Espanha, o PIB aumentou 0,4% entre outubro de dezembro ante ao mês anterior, e caiu 9,1% na comparação anual. 

A economia espanhola foi a que mais cresceu no último trimestre entre as maiores do euro, já que o PIB alemão conseguiu subir 0,1%; o da Itália caiu 2%; o da França, 1,3%; e o da Holanda, 0,1%. em relação ao trimestre anterior.

No conjunto da UE, a Romênia registrou o maior aumento trimestral do PIB (5,3%), seguida pela Bulgária (2,1%) e Chipre (1,4%). Já as reduções mais importantes foram observadas na Áustria (4,3%), Itália (2%) e França (1,3%).

O Eurostat irá publicar os dados revisados do PIB e emprego em 9 de março. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário