Atividade econômica no Brasil mostra sinais de recuperação parcial, diz BC

Retração da atividade econômica no Nordeste foi de 8% durante a pandemia

[Atividade econômica no Brasil mostra sinais de recuperação parcial, diz BC]

FOTO: Agência Brasil

De acordo com o Boletim Regional divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (14), indicadores de atividade apontam sinais de  recuperação parcial da economia brasileira. Segundo a instituição financeira, o distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, impactou muitos setores “apesar da recomposição de renda gerada pelos programas de governo, como o auxílio emergencial” informou o BC.

"Mesmo com melhor conhecimento da dimensão dos impactos iniciais da pandemia, o grau de incerteza sobre o ritmo de recuperação da economia permanece acima do usual, sobretudo a partir do final deste ano, concomitantemente ao esperado arrefecimento dos efeitos dos auxílios emergenciais”, continuou o banco.

Ainda de acordo com o BC, “os impactos econômicos da pandemia foram relevantes e de intensidade relativamente semelhante no país, com exceção do Centro-Oeste, que registrou efeitos menos pronunciados”. A retração da atividade econômica entre as regiões do país variou de 3,5% no Centro-Oeste a 8% no Nordeste, no trimestre encerrado em maio.

Na região Norte, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central da Região Norte (IBCR-N) recuou 6,9% no trimestre até maio, em relação ao encerrado em fevereiro (0,6%), com retrações de 4,5% no Pará e de 15,2% no Amazonas. Na região Sudeste, o BC destacou que a trajetória dos principais indicadores econômicos do Sudeste confirmou, até o trimestre encerrado em maio, o impacto significativo da pandemia.

Já na região Sul,o  IBCR-S recuou 6,8% no trimestre encerrado em maio. De acordo com o BC, na região “o cenário permanece desafiador, em particular, pelo impacto severo no mercado de trabalho e pelo grau de incerteza ainda presente na economia, em razão do estágio ainda crescente da pandemia, diferentemente do que ocorre em outras regiões”.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!