Atletas militares conquistam mais da metade das medalhas brasileiras no Pan de Lima

Brasil foi o país que mais faturou medalhas dentre os países da America Latina

[Atletas militares conquistam mais da metade das medalhas brasileiras no Pan de Lima]

FOTO: Reuters/Susana Vera/Direitos reservados

Os atletas militares que fazem parte das Forças Armadas (FA) conquistaram mais da metade das medalhas brasileira nos jogos do Pan-Americano em Lima, finalizado neste domingo (11). Das 171 medalhas que o país conquistou, 54,39% foram dos atletas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas.

Dentre as medalhas conquistadas pela delegação brasileira, 55 foram de ouro, sendo que 33 destas foram da equipe do PAAR. Já as medalhas de bronze e prata o Brasil obteve, 45 e 71 medalhas, respectivamente. Nessa mesma escala, os militares alcançaram 29 de prata e 31 de bronze.

 

Sucesso histórico

Mesmo sendo a menor delegação das últimas quatro edições do campeonato, o Brasil ainda conseguiu ser o segundo país que mais arrecadou medalhas no torneio, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que conquistou 293 medalhas.

Com o feito, o Brasil se tornou o país latino que mais lucrou medalhas no evento.

Se a equipe militar da delegação brasileira fosse um país, o grupo ficaria em quinta colocação das nações que mais conquistaram medalhas no Pan de 2019.

Desse número imenso de medalhas, os baianos conseguiram um feito inédito para o estado. A Bahia conseguiu se tornar o estado brasileiro com mais medalhas conquistadas nos Jogos Pan no século XXI.

Além dos recordes citados, o Brasil teve um aproveitamento 14 vezes maior em comparação com a última marca registrada pela nação, no Pan de 2007 no Rio de Janeiro.

O número de modalidades conquistadas também foi superior em comparação as outras edições. Faturando um total de 41 vitórias em diferentes modalidades em 2019.

O resultado deste sucesso no torneio gerou uma vaga para o Brasil concorrer nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
 


Comentários