• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Augusto Vasconcelos critica aumento na tarifa de ônibus em Salvador: "Precisamos debater transporte como direito, não como mero serviço"

Augusto Vasconcelos critica aumento na tarifa de ônibus em Salvador: "Precisamos debater transporte como direito, não como mero serviço"

Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia classificou o aumento tarifário como insustentável

Por Da Redação
Às

Augusto Vasconcelos critica aumento na tarifa de ônibus em Salvador: "Precisamos debater transporte como direito, não como mero serviço"

Foto: Reprodução/Redes Sociais | Divulgação/Semob

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos (PCdoB), criticou o reajuste na tarifa do transporte público em vídeo publicado na tarde de terça-feira (30), nas redes sociais.
 

ENTENDA AUMENTO NA TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA 2026:

Vídeo: Bruno Reis confirma que tarifa de ônibus terá reajuste em 2026
Tarifa de ônibus em Salvador vai para R$ 5,80 e se mantém como a mais cara do Nordeste e 6ª maior do país

 

Na publicação, o secretário afirmou que o aumento tarifário torna o serviço de transporte público menos acessível à população mais vulnerável. Ele ainda alegou que a decisão é insustentável, ao explicar que o aumento da tarifa faz com que menos gente busque pelo transporte público, e com a defasagem nas passagens, os empresários responsáveis pelos ônibus solicitem novos reajustes.

"As empresas pressionam a prefeitura para aumentar a tarifa, menos gente pega o ônibus, consequentemente gera uma defasagem de passagens, e os mesmos empresários vão todos os anos pressionar a Câmara Municipal a votar subsídios", disse o secretário.

Augusto Vasconcelos ainda defendeu a necessidade de ações que tornem o transporte público mais acessível para a população mais vulnerável.

"Nós precisamos debater o transporte como um direito, e não como mero serviço. O presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] encomendou estudos para discutir o sistema único de transporte público. Compreendemos que é fundamental rever a legislação do vale-transporte e garantir que esses recursos componham um fundo para subsidiar a tarifa do ônibus e garantir gratuidade especialmente para a parcela mais pobre da sociedade", disse.

O secretário finaliza o pronunciamento ao citar o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e afirmar que são necessários debates acerca da situação do transporte público, que segundo ele, tem sofrido crises devido às decisões do gestor municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário