Auroraeco anuncia o line-up de escritores para a edição 2026 do projeto Navegar É Preciso!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Auroraeco anuncia o line-up de escritores para a edição 2026 do projeto Navegar É Preciso!

Foto: Divulgação

Entre o espelho d’água escuro do Rio Negro e o verde profundo da floresta, a próxima edição do Navegar é Preciso reafirmará a tradição do projeto de unir literatura, música e natureza em uma jornada pela Amazônia. Idealizado pela operadora de turismo Auroraeco em parceria com a Livraria da Vila, o evento chega à 14ª edição entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2026, oferecendo a escritores e viajantes uma imersão sensorial e cultural no coração da maior floresta tropical do planeta. 

Durante cinco dias a bordo do luxuoso navio de cruzeiro Grand Amazon, a viagem literária convida o público a um convívio intimista com alguns dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira. Nesta edição, os encontros serão conduzidos por Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Tatiana Salem Levy, Giovana Madalosso e Antônio Prata. A trilha sonora da travessia ficará a cargo de Zeca Baleiro, cantor e compositor maranhense que há quase três décadas transita entre poesia e música popular, expressando a força criativa da canção brasileira.

Ao longo da jornada de navegação, dois encontros literários diários — um matinal e outro vespertino — se alternam com excursões pela região de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. Entre uma conversa e outra os viajantes participam de passeios de lancha por igarapés, caminhadas na mata, banhos em praias de água doce, avistamento de botos-cor-de-rosa, visitas à Fundação Almerinda Malaquias e experiências noturnas de observação da fauna amazônica (aves, jacarés e alguns mamíferos). No amanhecer do último dia de viagem o roteiro culmina com um espetáculo natural memorável: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

“Passadas 14 edições, a essência permanece a mesma: reunir escritores e leitores em uma experiência de imersão e convívio intimista em conexão com os rios e a floresta amazônica. Ao longo dos anos, com a prática e o feedback dos viajantes, fomos fazendo pequenos ajustes logísticos e na programação cultural, para que a viagem pudesse ser cada vez melhor aproveitada”, afirma Guilherme Padilha, fundador e CEO da Auroraeco. 

Criado em 2011, o Navegar é Preciso consolidou-se como uma das experiências literárias mais imersivas do país, combinando o prazer da leitura à descoberta de um dos ecossistemas mais exuberantes do planeta. Desde sua primeira edição o projeto reuniu dezenas de nomes fundamentais da literatura brasileira — de Noemi Jaffe, Laurentino Gomes e Mary Del Priore a Lira Neto, Carla Madeira e Jeferson Tenório — além de músicos como Mônica Salmaso e Teco Cardoso, Ceumar, Fabiana Cozza, Chico César e Zelia Duncan, entre outros.

Com capacidade para acomodar 125 pessoas, o Grand Amazon é o palco perfeito para abrigar esse evento literário singular, dispondo de suítes panorâmicas, piscina, restaurante de alta gastronomia e áreas de convívio ideais para as conversas que o projeto inspira. Cada noite a bordo reforça o espírito de convivência que tornou o Navegar é Preciso um espaço de encontro em que autores e leitores se descobrem parceiros ao longo da viagem. 

“O Navegar é Preciso me transformou profundamente: nas ideias, no olhar e até nas formas de dizer. O amor pela natureza também se fortalece e continua a crescer. Mesmo depois de tantas edições, cada viagem é uma surpresa, um novo conjunto de pessoas, um novo fluxo. Não posso falar pelos outros, mas percebo que muitos saem transformados — inclusive os escritores e os músicos”, conclui Padilha. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário