Autoridades turcas atrasam carregamentos da Sinovac e campanha de vacinação é dificultada

Partes da robusta rede de vacinação da Turquia praticamente pararam quando hospitais e clínicas foram forçados a recusar pacientes

[Autoridades turcas atrasam carregamentos da Sinovac e campanha de vacinação é dificultada]

FOTO: Getty Images

De acordo com o Ministério da Saúde turco, a Turquia montou uma das campanhas de vacinação contra o coronavírus mais rápido do mundo graças às vacinas chinesas, administrando pelo menos uma dose a quase 18 milhões de pessoas, mais de um quinto de sua população. Mas após médicos e autoridades turcas causarem atrasos nos carregamentos da farmacêutica chinesa Sinovac, a campanha de vacinação tem tropeçado. Segundo a presidente da Associação Médica Turca, Korur Fincanci, na semana passada, partes da robusta rede de vacinação do país praticamente pararam quando hospitais e clínicas foram forçados a recusar pacientes. 

A luta da Turquia para conseguir as doses de vacina é a mais recente ilustração da influência da China sobre o destino das nações que lutam contra uma pandemia. A exportação de milhões de doses de vacina da China forneceu resultados para dezenas de países em desenvolvimento que têm dificuldade em obter vacinas ocidentais e previne um projeto de domínio de Pequim através da "diplomacia da vacina".

Mas a generosidade da China surgiu em meio a preocupações de autoridades de saúde em alguns dos países sobre a eficácia das vacinas e perguntas de analistas da indústria sobre a capacidade de produção do país de acompanhar uma lista cada vez maior de clientes no exterior. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!