Babado Forte, livro de Erika Palomino, traz um olhar sobre os 35 anos de cultura jovem no Brasil!
Aos detalhes...
Foto: Pedro Pinho
Um cult do jornalismo e um ícone da pesquisa sobre a vida noturna, Babado Forte,, de Erika Palomino, ganha uma edição atualizada e ampliada para comemorar os 25 anos de sua primeira publicação, abordando manifestações culturais e tendências da juventude brasileira no período entre o primeiro livro e os dias atuais que emergiram do underground para chegar ao mainstream.
Enquanto a obra original reunia mais de cem relatos e entrevistas sobre a cena clubber nos
anos 1990, focalizando o eixo Rio-São Paulo, a nova edição, que é uma realização do Centro Cultural Vale Maranhão e Ubu Editora, com o patrocínio da Vale e do Instituto Cultural Vale, traz 70% de seu conteúdo inédito, revelando por meio de 200 depoimentos a cena entre os anos de 2000 e 2024, atualizando histórias de personagens daquela época e cobrindo também capitais como São Luís (MA), Belém (PA), Recife (PE) e Salvador (BA) para expandir a discussão sobre moda, música e noite no Brasil.
Em uma série de relatos vibrantes e ricos em detalhes, Palomino narra em BBD FRT a criação e a constante transformação de cenas singulares, mostrando como a resposta original de artistas locais a influências estrangeiras forjou fenômenos ancorados na realidade underground brasileira, como a cultura drag e a cena ballroom, as estéticas mandraka e a moda de cria, festas de rua, raves, aparelhagens e bailes funk, que reverberam um mundo sociomusical único de ritmos que vão do tecnobrega ao hip-hop,, do house ao piseiro, do trap ao brazilian bass.
Enquanto o primeiro livro se baseou em quase duas décadas de experiência de Palomino como colunista semanal na Folha de S.Paulo, em que a jornalista e curadora cobriu o cenário de dança, clubes noturnos e a indústriada moda, o livro-reportagem agora lançado conta com uma equipe de pesquisa robusta e plural, composta por especialistas de diferentes áreas, formações e territórios.
BBD FRT traz reflexões a um só tempo sérias e despojadas sobre as produções surgidas nas cenas LGBT+, negra e periférica; o papel político de grupos e coletivos ao reivindicar seu espaço nas ruas e o impacto de personagens que representam o espírito da contracultura em gerações de jovens do Brasil. Aqui a noite é apresentada como encruzilhada mutante de sons e de gentes, como fonte de vida para quem tem pressa de existir e encontrou sob a luz estrobo seu lugar ao sol.
Babado Forte – 35 anos de Cultura Jovem no Brasil
Autoria: Erika Palomino
Quando: Sessão de autógrafos dia 23 de novembro, sábado, a partir das 15h
Onde: Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94, São Paulo
Preço: R$169,90 (464 páginas)
Editora Ubu – Link: https://www.ubueditora.com.br/babado-forte.htm
Realização: Centro Cultural Vale Maranhão e Ubu Editora
Patrocínio: Vale e Instituto Cultural Vale
Sobre a autora:
Erika Palomino nasceu no Rio de Janeiro, em 1967. Jornalista, curadora e diretora criativa, teve atuação pioneira ao tratar da cultura jovem e suas manifestações. Além de ter assinado uma coluna longeva na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por dezessete anos, foi diretora do Centro Cultural São Paulo e também atuou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Publisher de livros e revistas, com passagem pela internet, rádio e TV, conquistou diversos prêmios — Folha, Pini, MTV e New York Festival Interactive and Alternative Media — e construiu uma carreira reconhecida no país e no exterior.