Arte em Miami: Calçadão da Lincoln Road ganha obras de Botero
As escultura do artista colombiano ficarão em exposição no hotspot de Miami até março de 2020

Foto: Divulgação
Uma boa notícia para os baianos que estão de passagem marcada para Miami. Os famosos personagens de Fernando Botero desebarcaram na badalada Lincoln Road District. São 13 esculturas monumentais em bronze do renomado artista colombiano. A galeria é uma parceria do calçadão com o Gary Nader Art Centre, organização sem fins lucrativos de vendas e marketing com missão de atrair visitantes à região metropolitana e às cobiçadas praias do destino. As obras estarão expostas até o último dia de março de 2020. Fernando Botero (1932) é um artista plástico colombiano de estilo figurativo que se consagrou mundialmente com seus personagens volumosos, tanto em suas pinturas e desenhos, como também em suas esculturas.
O artista nasceu em Medellín, Colômbia, na América do Sul, no dia 19 de abril de 1932. Com 15 anos de idade começou a vender seus primeiros desenhos. Em 1948, com 16 anos inicia o trabalho de ilustrador no jornal El Colombiano. Botero utilizou o dinheiro de seu trabalho para estudar na escola secundária do Liceu de Marinilla de Antioquia. Ainda com 16 anos participou de sua primeira exposição conjunta em Medellín. Em 1950 concluiu seus estudos no Liceu da Universidade de Antioquia. Em 1951 mudou-se para Bogotá onde realizou sua primeira exposição individual.
Em 1952, Botero viajou para a Espanha e ingressou na Academia de San Fernando de Madri, além de frequentar o Museu do Prado, onde estudava e copiava as obras de Diego Velásquez e Francisco de Goya.
Entre 1953 e 1955 viajou pela França e Itália, onde em Florença, na Academia de San Marco, estudou História da Arte, pintura e as técnicas dos afrescos do Renascimento italiano, que deixou influência em suas obras.
De volta à Colômbia, em 1955, Botero participou da exposição na Biblioteca Nacional. No ano seguinte viajou para o México, quando estudou os murais dos artistas Diego Rivera e José Clemente.
Em 1957 visitou os Estados Unidos, quando realizou sua primeira exposição individual. Com 26 anos foi nomeado professor de pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Nacional de Bogotá. Mona Lisa de Botero
Em 1961, Botero fixou residência em Nova Iorque. Começou a ampliar o volume de seus personagens. Em 1965 abriu seu estúdio na cidade. É desse período a obra “Mona Lisa” (1963), uma releitura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Fernando Botero passou a realizar exposições em diversas partes do mundo. Em 1971 alugou um apartamento em Paris e dividiu seu tempo entre Paris, Bogotá e Nova York. Em 1973 fixou residência definitivamente em Paris, época em que criou sua primeira escultura.
No início, as obras de Botero revelam certas características do muralismo mexicano e do Renascimento italiano. Mais tarde, essas influências vão desaparecendo e suas obras assumem um estilo próprio, figurativo, com personagens volumosos e inconfundíveis.
Desse período destacam-se: “Rubens e sua Esposa” (1965), A Família Presidencial (1967), O Casal Arnolfini (1978) uma releitura da obra de Jan van Eyck, “Four Musicians” (1984) e “Four Women” (1987).