Bahia agora contará com Delegacia de Combate à Corrupção

Unidade da Polícia Civil irá atuar contra crimes praticados por meio de contratações prejudiciais ao erário

[Bahia agora contará com Delegacia de Combate à Corrupção]

FOTO: Reprodução/ Alberto Maraux

A Bahia passa a contar com mais um equipamento especializado importante para deter  a criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), instituída por decreto publicado, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado.  A unidade da Polícia Civil irá atuar contra crimes praticados por meio de contratações prejudiciais ao erário. 

Marcelo Werner, o secretário de Segurança Pública, ressaltou que o decreto é uma reestruturação nas forças de segurança e parte disso, foi iniciada no ano passado, sendo ainda um reforço no combate ao crime organizado na Bahia. “A criação dessa nova unidade especializada da Polícia Civil, a Deccor, nos ajudará nas investigações de lavagem de dinheiro, de combate ao desvio no erário público e também em investigações de corrupção de agentes públicos”, afirmou.

A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, também enfatizou a importância da nova delegacia para a população e para o Estado. “A criação de uma delegacia especializada para o combate à corrupção é mais uma conquista para a sociedade baiana e para a Polícia Civil. Essa delegacia vai estar focada nos crimes contra a corrupção de modo geral, mas, principalmente, na recuperação e bloqueio de ativos que são decorrentes de atividades ilícitas”, disse Heloísa Campos.

A Deccor, que tem como titular a delegada Larissa Laje, é vinculada à Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO). 

A nova Delegacia também terá a colaboração da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Núcleo de Repressão e Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos, do Draco. 

A criação da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção faz parte da maior reestruturação da Segurança Pública na Bahia, realizada em 2023. Assim, juntamente com as outras estruturas recém-criadas, que proporcionam o desempenho das atividades operacionais e administrativas da polícia judiciária baiana de forma mais moderna e adequada à realidade atual.

Além da nova estrutura da Polícia Civil da Bahia, já está sendo cogitada a criação de outras unidades e departamentos, entre eles a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), a primeira do Brasil, que substituiu o antigo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!