Bahia aparece entre os estados com o pior desempenho no Ideb 2019
Índice mostra que ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade desde 2013

Foto: Reprodução/G1
O Ideb 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta terça-feira (15), revela que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação. Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.
Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5, porém o resultado da média ficou em 4,2. Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório.
As escolas, municípios e estados têm também suas metas individuais, calculadas a partir de cada realidade socioeconômica. Elas podem ser maiores ou menores do que o esperado para a média do país (nota 5). Em 2019, de todos os estados, apenas Goiás alcançou o índice proposto (4,8).
No ranking dos estados. A Bahia aparece na antepenúltima colocação (25º) entre todos os estados do país com uma média de 3,5. Ficando atrás apenas dos estados do Amapá e Pará, que registraram uma média de 3,4. O Espírito Santo aparece em primeiro com uma nota média de 4,8.