• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Bahia dá início a décima Série B de sua história; veja o que está em jogo pelo acesso

Bahia dá início a décima Série B de sua história; veja o que está em jogo pelo acesso

Entre mudanças no time, padrões de atuações e fontes de rendas, clube tem pela frente obstáculos e incentivos para subir para elite

Por Gabriel Rezende
Às

Bahia dá início a décima Série B de sua história; veja o que está em jogo pelo acesso

Foto: Rafael Machaddo / EC Bahia

Eliminado ainda na primeira fase tanto no Campeonato Baiano como na Copa do Nordeste. Sem dúvida é um começo de ano que talvez nem o mais pessimista torcedor do Bahia poderia imaginar, e logo vem a cabeça aquela preocupação: qual será o futuro do Tricolor para o restante da temporada? Porque é tão importante subir para Série A? Perguntas estas que tentaremos responder.

Time 

Até o momento, o Bahia fez algumas contratações para a temporada, mas nenhuma foi de encher os olhos e empolgar o torcedor. Nomes como os laterais Jonathan e Djalma Silva, além do volante Rezende ainda não conseguiram demonstrar a que vieram. No último dia 30 de março, o time anunciou as contratações do goleiro César e do zagueiro Didi. O primeiro já teve destaque no Flamengo, mas não atua em uma partida por um longo período, enquanto o segundo teve destaque na Série B de 2019, sendo melhor passador de bola da edição, atuou no ano passado pelo Juventude, mas entrou em campo somente 13 vezes.

Pelo nível das contratações o torcedor tem razão de se preocupar, tendo em vista que o time atual se provou fraco em todas as provas de fogo que teve, e se mostra ainda carente de peças de reposições para o time titular. Em uma Série B com Sport, Vasco, Grêmio e Cruzeiro, o Bahia precisa se mexer se não quiser passar mais um ano na segunda divisão. Se fosse para traçar um panorama, o Bahia hoje é time de meio da tabela para baixo.

Financeiro

É de vital importância para o Bahia gerar novas receitas para poder salvar o ano, e com isso, a torcida precisa estar engajada nas principais causas que o clube propor. Atualmente, a folha de televisão da Série B paga algo em torno de 6 milhões, algo completamente diferente de uma quantia superior a R$ 30 na primeira divisão. Uma nova temporada da Série B só atrapalharia ainda mais a recuperação financeira da equipe.

Enquanto o projeto para se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF) não se concretiza oficialmente, o torcedor precisará ser a maior fonte de renda no ano. Vai ter que ser literalmente o 12º jogador.

Padrão de jogo

Um time que quer subir para a Série A precisa ter alguns fundamentos, como regularidade e padrão de jogo, coisas que o Bahia ainda não conseguiu mostrar sob o comando de Guto Ferreira. Repetidas vezes na temporada o treinador adotou o esquema de rodízio e sem os jogadores se mostrarem enturmados uns com os outros, o ritmo de atuação foi em queda decrescente até o nível técnico da equipe se mostrar ruim.

Algo que também incomodou o torcedor Tricolor é a falta de regularidade da equipe entre as partidas. No mesmo momento em que vencia com autoridade uma equipe, jogando bem, sofria um completo apagão na rodada seguinte, se mostrando desorganizado, apático e que deixava os resultados escaparem sem impor maiores dificuldades aos adversários. Foi assim contra o Atlético de Alagoinhas, Sport (rival na Série B) e Fortaleza.

Fonte Nova precisa ser trunfo

Quando o time carece de tanta qualidade é preciso contar com outros atributos para poder somar três pontos em casa, e a força vem diretamente das arquibancadas. O Bahia precisa fazer da Fonte Nova seu verdadeiro caldeirão para superar os adversários. Conseguir uma boa pontuação jogando nos próprios domínios é meio caminho andado para o acesso.

Pela décima vez, o Bahia começa o calvário de disputar uma Série B, de olho no acesso para a primeira divisão. Logo mais, às 21h30, o Tricolor recebe o Cruzeiro, na Fonte, pela estreia na competição, e os torcedores vivem a expectativa de que seja a última vez que o time habite em divisões inferiores.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário