Bahia e Vitória possuem desempenhos distintos na volta da Copa América

Rubro Negro apresenta melhora e Tricolor cai de rendimento

[Bahia e Vitória possuem desempenhos distintos na volta da Copa América]

FOTO: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Os times baianos tiveram aproveitamentos distintos antes da parada pra Copa América. Enquanto o Bahia estava em ótima fase na Série A com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, o Vitória atravessava uma terrível crise com seis derrotas, um empate e apenas um triunfo na B. A situação no retorno das competição sul-americana, entretanto, mudou.

O Vitória foi quem teve a situação melhorada, conquistando o dobro de pontos das primeiras rodadas. Se até a 8ª rodada, o Rubro-Negro havia conquistado míseros quatro pontos com um único triunfo no Barradão diante do Vila Nova por 2 a 1 e um empate suado contra o Atlético Goianiense, o Leão agora acumula dez pontos, com três vitórias, um empate e três derrotas. Mais que o dobro da pontuação anterior. A equipe Rubro-Negra não melhorou seu rendimento dentro de campo, ainda apresentando um futebol modesto, mas vem tendo uma dedicação maior para se impor dentro dos próprios domínios. Fora de casa, o time costuma jogar bem nos minutos inicias, mas quando dá indícios de domínio de jogo, acaba se descontrolando emocionalmente, perde o controle da partida e sofre uma derrota ou empate.

Por outro lado, o Bahia teve uma considerável queda de rendimento. Se antes o futebol vistoso e elogiável de Roger Machado conquistava muitos pontos, atualmente a equipe ainda busca a regularidade que o fez chegar nas primeiras posições da parte de cima da tabela. O tricolor havia conseguido antes da Copa América, 14 pontos, com quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Agora, o time tem três empates, uma derrota e uma vitória, ou seja seis pontos conquistados. Pesa a favor do Esquadrão, o fato de ainda ser forte dentro de casa, mas ainda apresentar uma dificuldade grande para atuar bem quando joga longe de Salvador. Geralmente, o time baiano não costuma ter o controle da bola e permanece muito no campo de defesa, esperando um erro do adversário para sair em velocidade no contra-ataque. O problema é que nem sempre a medida vem sendo eficiente.

A boa gordura construída pelo Bahia no início da temporada, deixou o time em uma situação mais confortável e sem estar tão pressionado pela possibilidade de entrar na zona de rebaixamento. Com nove pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, primeira equipe que abre o Z-4, o tricolor começa a aspirar vôos mais altos, como a possibilidade de entrar no G-6, já que está somente a quatro pontos do Corinthians, sexto colocado. 

O Vitória ainda convive com o fantasma do rebaixamento para a Série C vivo no pensamento. O time esteve próximo de sair na última rodada mas graças ao triunfo do Criciúma sobre o Sport, a chance foi por água abaixo. Mesmo tendo uma pontuação muito baixa na primeira parte da temporada, o Leão ainda contou com a sorte dos times concorrentes não aumentarem vantagem e se distanciar. A diferença para o primeiro time fora da zona da degola agora é de apenas um ponto. A próxima partida fora de casa diante do CRB pode finalmente tirar o time das últimas colocações após dois meses, mas uma arrancada para o acesso à elite ainda é algo complicado para as aspirações do time no campeonato.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!