/

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia espanta crise, vence Nacional-PAR e abre vantagem na Sul-Americana

Notícias
Esportes

Bahia espanta crise, vence Nacional-PAR e abre vantagem na Sul-Americana

Tricolor faz melhor partida no ano e pode perder por até dois gols de diferença no duelo da volta

Por Da Redação
Bahia espanta crise, vence Nacional-PAR e abre vantagem na Sul-Americana
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia espantou a crise que havia se instaurado nos últimos dias. O Tricolor goleou o Nacional-PAR por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, na noite desta quarta-feira (12), em confronto válido pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Com resultado, o time baiano garante boa vantagem para o jogo da volta, que será disputado no dia 26 de fevereiro, podendo perder por até dois gols de diferença, que assegura classificação para segunda fase do torneio.

Apesar de ser dominante do jogos nos minutos iniciais, com mais posse de bola e com boa troca de passes, o Bahia teve uma grande dificuldade para infiltrar na defesa paraguaia. As jogadas de lançamento para dentro da grande área se tornaram frequentes, mas pouco eficientes. O time baiano buscou explorar bastante as jogadas pelas laterais, mas o posicionamento defensivo dos paraguaios atrapalhou as investidas tricolores.

Como as jogadas trabalhadas não funcionavam, o Bahia resolveu apostas nas jogadas individuais, e quase se saiu bem. Aos 34 minutos, Élber fez a finta no zagueiro, entrou na área e quase sem ângulo chutou pro gol, pra boa defesa do goleiro Espínola.

Frequentemente no campo de ataque, o gol Tricolor parecia ser questão de tempo e de tanto pressionar, finalmente aconteceu.

Aos 39 minutos, Rossi tabelou com Flávio, que devolveu o passe para o atacante de calcanhar, ele cruzou na área e Gilberto sem marcação só empurrou para as redes. Um golaço, que premiou a insistência do Bahia na partida. Bem ligado no jogo, o Tricolor não demorou para ampliar o placar.

Aos 43 minutos, o cruzamento na área paraguaia, sobrou na entrada da área para Gregore. O volante bateu colocado, bonito, no ângulo do goleiro, marcando mais um golaço e levando boa vantagem da equipe de Roger para o intervalo.

O Nacional se manteve mais no campo de defesa e pouco entrava na área Tricolor, mas quando avançou pela única vez, levou perigo. 

Aos 14 minutos, Franco fez fila na defesa do Bahia, seguiu em velocidade, ficou cara cara com Anderson, mas chutou em cima do goleiro Tricolor, desperdiçando uma grande oportunidade.

Na segunda etapa, o Bahia não diminuiu o ritmo e a intensidade para transformar o placar em goleada.

Logo com um minuto de partida, Clayson cobrou escanteio com perigo e o zagueiro Zaracho quase desviou para o próprio gol.

Se na primeira etapa o tricolor encontrou uma grande dificuldade para entrar na defesa paraguaia, o mesmo não se pode dizer da etapa final.

Aos quatro minutos, Clayson fez um lindo lançamento para Gilberto, dentro da área, o atacante chutou, o goleiro Espínola defendeu, mas Élber com o gol vazio, só empurrou para as redes. Transformando o placar em goleada.

Com o placar elástico, o Bahia poderia ter abaixado a guarda e recuado já que estava com boa vantagem encaminhada, mas o time seguiu ofensivo, com boa transição de jogadas entre defesa e ataque e muito bem postado. Ainda que fizesse uma boa partida, o Bahia proporcionou chances ao Nacional.

Aos 26 minutos, Anderson fez uma grande defesa após um chutaço de Benítez da entrada da área. O mesmo Benítez teve nova oportunidade aos 29, mas essa sem grandes problemas de defesa para o goleiro tricolor.

Benítez realmente estava impossível e com muita vontade de jogo. Aos 39 minutos, ele cruzou na área e Villagra chutou forte, tirando tinta da trave de Anderson

A partida caiu um pouco de qualidade nos minutos finais. Sem forças, o Nacional não conseguia ameaçar a meta tricolor, o que facilitou o trabalho do Bahia no setor defensivo, onde teve pouco trabalho.

Arthur Caíke aos 45 minutos, ainda perdeu uma grande chance após finalização de primeira, que passou perto do gol paraguaio. O tento não fez falta e o Tricolor conseguiu um ótimo resultado.

Análise do Bahia na partida

As últimas atuações do Bahia não estavam convencendo. Era certo que a equipe tinha uma certa intensidade no jogo, mas pouco conseguia ser perigosa. Porém, hoje esse cenário mudou e o Tricolor teve a melhor apresentação na temporada.

Muito bem defensivamente e melhor ainda quando chegava ao ataque, o time de Roger Machado dominou a partida desde os minutos iniciais, e diferente dos outros jogos, soube trabalhar mais a bola, e explorar bem as deficiências dos paraguaios. Principalmente a recomposição defensiva, que era desorganizada e lenta.

O time como um todo jogou muito bem, mas Clayson e Élber foram os dois grandes destaques da partida. O primeiro finalmente demonstrou a que veio, se movimentou muito bem, sempre explorando os dois lados do campo e ainda deu uma linda assistência, que terminou com gol de Élber. O segundo em constante crescimento. Sempre participativo, oferece opções para os atacantes, busca o jogo no meio campo e sabe abusar bem da velocidade que possui. O melhor jogador do Bahia na temporada e presença certa no time titular de Roger Machado.

A saída de Daniel, entrada de Rossi e modificação de Roger no esquema tático, funcionou com eficiência. O treinador ganha mais uma boa opção para montar o time, e como funcionou bem, deveria considerar a manutenção.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102