Bahia estreia em casa na Série A1 e mira salto na temporada
Mulheres de Aço recebem o Cruzeiro em Pituaçu; mais cedo, o Vitória encara o Fluminense no Rio.

Foto: Letícia Martins / EC Bahia
O futebol baiano começa neste sábado a caminhada na elite do país. O Esporte Clube Bahia estreia no Brasileirão Feminino Série A1 de 2026 diante do Cruzeiro, às 18h, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.
As Mulheres de Aço apostam no mando de campo para iniciar a competição com o pé direito. A expectativa é de um time mais forte em relação à última temporada. O clube se movimentou no mercado, trouxe reforços e chega para o campeonato mirando voos mais altos.
Durante coletiva pré-jogo, o técnico Felipe Freitas falou sobre os objetivos do Tricolor e destacou a busca por crescimento constante dentro do cenário nacional.
“A gente vem trabalhando no Bahia com um planejamento de médio e longo prazo. A expectativa é de um crescimento cada vez maior, com mais responsabilidade e constância. Queremos dar solidez ao futebol baiano no cenário nacional. O limite sempre é o céu, mas com os pés no chão. Se no ano passado ficamos entre os oito do Brasileiro e fomos terceiros na Copa do Brasil, isso é um norteador. A gente quer subir mais degraus e buscar chegar em finais.”
O treinador também avaliou as mudanças promovidas pela CBF para esta temporada, como o aumento no número de clubes, mais partidas e a ampliação das transmissões.
“São avanços necessários. A gente precisa de visibilidade e de fomento financeiro para diminuir desigualdades. Com maior cobertura de TV, horários mais atrativos e parcerias, o futebol feminino tende a crescer muito. A ampliação para 18 clubes e mais jogos é importante, e espero que a gente continue evoluindo cada vez mais.”
Além do Bahia, outro representante do estado também entra em campo na rodada de abertura. O Esporte Clube Vitória será o primeiro baiano a atuar: as Leoas da Barra enfrentam o Fluminense às 15h, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, tentando somar os primeiros pontos fora de casa.


