• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia lidera número de mortes causadas por policiais em 2024, aponta Anuário da Violência

Bahia lidera número de mortes causadas por policiais em 2024, aponta Anuário da Violência

Estado registrou 1.556 homicídios por intervenções policiais

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bahia lidera número de mortes causadas por policiais em 2024, aponta Anuário da Violência

Foto: Divulgação/ Ascom PCBA

A polícia baiana foi a que mais matou entre os estados brasileiros no ano de 2024, é o que aponta o Anuário da Violência, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em números, foram 1.556 homicídios, o que lidera a estatística pelo terceiro ano seguido. 

Apesar de alta, o dado representa uma queda de 8,6% na comparação com o ano de 2023, quando 1.700 casos foram reportados. Em média, a polícia baiana foi considerada a segunda mais letal do Brasil, com 10,5 homicídios cometidos por policiais a cada 100 mil habitantes. 

Conforme os dados do Fórum, o Amapá ocupa a liderança de letalidade proporcional, com 17,1 homicídios a cada 100 mil habitantes ao longo de 2024. No recorte, a polícia amapaense foi responsável por um a cada três homicídios no estado.

No país como um todo, foram 6.243 pessoas mortas em decorrência de intervenções de policiais militares e civis da ativa, tanto em serviço quanto fora dele. No total, houve uma redução de 3,1% na comparação com o ano retrasado.

As Mortes Decorrentes de Intervenções Policiais (MDIP) corresponde à soma de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais, em serviço e fora de serviço. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário