Bahia perde para o Corinthians e chega a oito partidas sem vencer no Brasileirão

Tricolor ainda permanece ameaçado de entrar na zona de rebaixamento no complemento da rodada

[Bahia perde para o Corinthians e chega a oito partidas sem vencer no Brasileirão]

FOTO: Vitor Tamar/EC Bahia

O jejum de partidas sem vencer segue. O Bahia perdeu para o Corinthians por 3 a 2, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (16), na Neo Química Arena, em São Paulo, válido pela 11ª rodada do Brasileirão. Com resultado, o Tricolor chega a oito partidas sem um triunfo sequer, e segue na 16ª posição, com nove pontos somados.

A partida foi bem interessante na primeira etapa, Bahia e Corinthians fizeram um jogo movimentado, com chances claras de gol para ambas as equipes, e totalmente aberto para qualquer resultado. Pela posição dos dois times na tabela, talvez fosse esperado um confronto com qualidade técnica inferior comparado aos times da primeira parte da tabela, mas foi o contrário. 

O Corinthians teve a primeira boa oportunidade já aos três minutos, quando após pressionar a saída de bola do Bahia, os paulistas trocaram passes e Otero em um bonito chute assustou o goleiro Douglas.

O Bahia respondeu em uma jogada irregular, após boa trama entre Juninho Capixaba, Élber e Gilberto, o camisa nove ficou em boa oportunidade de marcar, mas chutou para fora, porém, mesmo que a bola entrasse, o lance seria invalidado pois o atacante estava em posição adiantada.

Com jogo regular sendo feito, o Timão conseguiu abrir o placar aos 16 em uma jogada ensaiada. Fágner cobrou escanteio rasteiro, para o meio da área, Otero chegou chutando, a bola desviou em Gilberto e enganou o goleiro Douglas, com a bola morrendo no fundo das redes.

O Bahia não deixou se abater pelo gol marcado e foi para o ataque na busca pelo empate. Quase conseguiu aos 23 minutos, quando Élber recebeu bom passe e chutou na saída de Cássio, que abafou o arremate, mas a bola ainda sobrou pra Gilberto, que limpou a zaga e chutou para o gol, mas os zagueiros cortaram, no segmento do lance, a bola ainda bateu na mão do zagueiro do Corinthians, mas o árbitro, de forma irresponsável, não olhou o VAR para marcar pênalti claro para o Bahia.

Apesar de ter sofrido as vezes com os ataques do Bahia, o Corinthians também chegava com perigo nos avanços ao ataque. Aos 27 minutos, Otero recebeu bom passe pela lateral e fez cruzamento preciso para Araos, livre de marcação, cabecear e ver a bola passar tirando tinta da trave de Douglas, chance inacreditável desperdiçada.

O Corinthians teve uma questão para se destacar: a eficiência nas finalizações no ataque. Aos 33 minutos, o Timão conseguiu anotar o segundo gol, quando após troca de passe e um buraco no setor defensivo da entrada da área, Roni recebeu bom passe e chutou firme, no canto de Douglas, deixando os donos da casa em boa vantagem.

Apesar de ter sofrido os dois gols, o Bahia não fazia um jogo ruim, seria até injusto o Tricolor ir para o intervalo com um revés muito longo. Diante disso, o Tricolor foi em busca de ao menos diminuir o placar.

Aos 35 minutos, após levantamento dentro da área, a zaga do Corinthians cortou a bola, que sobrou para Nino Paraíba, de fora da área, chutar rasteiro, mas forte, e ver a bola tocar na trave e morrer no fundo das redes de Cássio.

Empolgado por ter diminuído o placar, o Tricolor partiu para busca do empate. Aos 37, Gilberto em cabeçada após cruzamento na área do Corinthians quase igualou o duelo, mas a bola passou perto da trave de Cássio.

O Bahia teve a melhor oportunidade do empate aos 44 minutos, quando Juninho Capixaba fez boa jogada e, de fora da área, chutou colocado, no canto do gol de Cássio, que parecia já batido no lance, mas se esticou e fez linda defesa jogando para escanteio. O empate estava maduro mas não aconteceu. Foi a última oportunidade do jogo antes do apito final.

Na volta do intervalo, o Corinthians já teve logo nos primeiros minutos a chance de aumentar o placar. Quando o relógio marcava sete minutos, Otero teve falta para cobrar e bateu bonito, mas sem maiores dificuldades para Douglas, que espalmou para o lado da área.

O Corinthians chegou novamente em bola parada, quando Otero teve nova cobrança de falta e bateu bonito, fazendo com que Douglas desviasse com a ponta dos dedos para escanteio. Na cobrança, Gil cabeceou para o fundo do gol, colocando o Corinthians novamente na frente do placar.

Tentando correr atrás do prejuízo, o Bahia quase diminui o placar aos 21 minutos, quando Élber fez jogada individual e de fora da área, acertou um chutaço, que Cássio precisou se esticar e com a ponta dos dedos jogar para escanteio.

Diferente do que foi na etapa inicial, quando o Bahia até teve superioridade em alguns momentos da partida sobre o Corinthians, o mesmo não pôde ser dito da segunda. O que foi notado foi uma equipe apática defensivamente, habitualmente previsível na construção das jogadas, e que com isso, facilitou a marcação do Timão.

Mesmo não fazendo uma boa segunda etapa, o Bahia ainda conseguiu diminuir o placar aos 43 minutos. Após cobrança de escanteio de Élber, Gregore deu uma casquinha no segundo pau e Saldanha só escorou para o gol, diminuindo o placar e incendiando a partida na Neo Química.

Nos últimos minutos de jogo, o Bahia ensaiou uma pressão para buscar o empate, mandando com frequência o time todo ao ataque, porém, não conseguiu ser eficiente nos ataques e o placar não foi novamente alterado.

Análise do Bahia na partida

Uma primeira etapa promissora e uma segunda apática e expondo vulnerabilidade. Assim pode ser definido a partida jogada pelo Bahia nesta noite. O Tricolor começou bem o confronto, organizado nas articulações de jogadas, avançando ao ataque, arriscando boas oportunidades nas finalizações e deu esperanças a torcida de que poderia fazer uma boa partida, apenas uma ilusão. O que se viu no decorrer do jogo foi um time defensivamente exposto, facilmente contido pela marcação do Corinthians, e que mal conseguia fazer uma jogada de pé em pé sem que cedesse a posse para o Timão.

É realmente até chover no molhado dizer que o Bahia precisa de reforços. O time é fraco da defesa ao ataque, obviamente não todos, mas boa parte dos jogadores tem qualidade muito inferior para jogar uma Série A, caso novas contratações não cheguem o rebaixamento se tornar iminente.

Mano disse que precisava de duas partidas para conhecer o time, bom, já conheceu, pior defesa do Brasileirão com 18 gols sofridos, sendo quatro nos últimos dois jogos, apesar do ataque ser um dos mais positivos, com 11 gols anotados, os atacantes vêm de um desempenho muito fraco, sendo que Élber e Gilberto, os titulares, ainda não marcaram na competição. Mano precisa olhar o mercado se não quiser ser o próximo a pedir o boné.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Comida di Buteco: Mulheres chefiam mais de 45% dos butecos participantes no concurso 2024, em Salvador! ]

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino do mundo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!