Bahia possui mais de mil testes da covid-19 que vencem em dezembro deste ano

Sesab explicou que materiais serão utilizados antes do prazo

[Bahia possui mais de mil testes da covid-19 que vencem em dezembro deste ano]

FOTO: Divulgação

A Bahia possui 1.198 testes da covid-19, do tipo RT-PCR, que irão perder a validade no dia 21 de dezembro deste ano. Entretanto, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) afirmou que os exames serão utilizados antes do prazo de vencimento.

Recentemente, foi divulgado que o Ministério da Saúde possui um estoque com 6,86 milhões de testes para a covid-19 com prazo de validade para dezembro deste ano. Ao todo, os exames custaram R$ 290 milhões dos cofres públicos.

O assunto se tornou polêmico e o presidente Jair Bolsonaro chegou a responsabilizar os estados e municípios pelo eventual desperdício dos testes. "Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/munícipio não utilizou deve apresentar seus motivos", disse Bolsonaro em resposta a um seguidor em uma rede social.

Segundo o Ministério da Saúde, através do secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo de Medeiros, justificou que a data de vencimento da caixa é diferente dos frascos dos testes. Ele também afirmou que pode ser que nem todos os testes serão desperdiçados.

“O kit não é formado pela caixa, mas sim por componentes. E quando você olha para o prazo de validade dos componentes do kit, verifica que é 2023, por exemplo", afirmou.

Leia também:

>> Ministério da Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes de covid-19


Comentários