Bahia precisa qualificar 350 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025
A demanda em todo o país é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados

Uma avaliação do Mapa Industrial 2022-2025 aponta que, até 2025, a Bahia precisa qualificar 350 mil trabalhadores em ocupações industriais para repor inativos e preencher novas vagas.
Além disso, os dados mostram que o estado também precisa qualificar 270 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. Ainda de acordo com a avaliação, a demanda em todo país é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados.
As áreas com maior demanda por formação são: Construção, Transversais, Logística e Transporte, Metalmecânica, e Couro e Calçados. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.
O mercado de trabalho passa por uma transformação, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva; e, cada vez mais, o Brasil precisará investir em aperfeiçoamento e requalificação para que os profissionais estejam atualizados.


