Bahia realiza campanha para o Dia D de vacinação contra a gripe
A campanha de vacinação ocorre no próximo sábado (10)

Foto: Leonardo Rattes/Saúde-GovBA
A Bahia realiza o Dia D da vacinação, uma mobilização nacional para aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, no próximo sábado (10). Quase 80% das cidades baianas aderiram à iniciativa, com postos de saúde abertos e ações de vacinação em lugares de grande circulação. Na capital baiana, terá o sistema de drive-thru funcionando no Centro de Convenções, localizado na Boca do Rio, na sexta-feira e no sábado, a partir das 8h.
A campanha de vacinação tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças de a partir de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Ainda estão nos grupos prioritários puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Para a vacinação é preciso apresentar um documento de identificação oficial, a carteira de vacinação e comprovantes que comprovem a condição de inclusão no público-alvo.
O número total de doses aplicadas na Bahia ultrapassa as 672 mil, posicionando o estado na quinta posição do ranking nacional. Para a ação deste sábado, quase 3 milhões de doses foram distribuídas para as cidades. Importante salientar que a vacina contra a influenza pode ser administrada de forma simultânea com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19.
Dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) revelam que, até a 18ª semana epidemiológica de 2025, foram informados 2.916 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Bahia, uma diminuição de 37,11% em relação ao mesmo período do ano passado. As faixas etárias com maior incidência são menores de 5 anos, representando 47,9% dos casos.