Bahia registra crescimento de 8% no setor de arquitetura e urbanismo

Levantamento aponta que 33% das atividades estão concentradas na Região Metropolitana de Salvador; mulheres são maioria entre os profissionais

[Bahia registra crescimento de 8% no setor de arquitetura e urbanismo ]

FOTO: Ivonei Tavares

Divulgado nesta segunda-feira (1) pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Cau/Ba), o Anuário de Arquitetura e Urbanismo aponta que a Bahia aumentou em 8% o número de arquitetos e urbanistas em 2018. A Bahia conquistou 397 novos arquitetos e urbanistas dentro de um ano, somando atualmente 5.264 arquitetos no Estado. Os dados fazem parte da terceira edição do documento que faz um mapeamento da profissão por todo o Brasil.

Dentre os 397 novos arquitetos, a maioria deles são jovens. Cerca de 28% deste número possuem até 30 anos. Seguindo por 26% de adultos com 31 a 40 anos de idade. E cerca de 17% dos novos arquitetos tem mais de 61 anos. Já analisando por gênero a maioria dos novos arquitetos, na verdade, são novas arquitetas. Cerca de 61% dos 397 arquitetos, são mulheres. 

De 2014 para 2018, o número de arquitetos na Bahia cresceu cerca de 70%, sendo a Região Metropolitana de Salvador uma de suas principais fontes fornecedoras de profissionais ao Estado. De acordo com o anuário, 33% das atividades de arquitetura e urbanismo (AU) estão concentradas na Região Metropolitana de Salvador.

Os registros de tais atividades haviam apontando queda  desde 2015, saindo de +30% para -17%, e decrescendo assim até 2016. Somente em 2017 que houve uma pequena melhora neste cenário, registrando 29.762 atividades de AU (+1%).  Contudo, somente em 2018 que a tabela pontuou um aumento significativo de cerca de 10% a mais nas atividades do ramo, registrando 33.045 atividades de AU.

Apesar do registro das atividades de arquitetura e urbanismo terem aumentando, a maioria delas ainda está em fase inicial. Destes 33.045 registros mais da metade deles, cerca de 63%, são projetos de AU, afirma o levantamento. Deste percentual de 33 mil, cerca de 8.000 deles está em execução.

O estado que mais cresceu no Nordeste, pelo seu número de arquitetos, foi o Piauí, tendo cerca de 17% de aumento nos profissionais de AU. O primeiro lugar do ranking ficou o Acre, registando um aumento de 23% dos seus arquitetos em 2018.

Brasil
Metade das empresas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estão concentrados apenas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Atualmente existe uma empresa para cada sete profissionais de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Ao todo é perceptível que a maioria dos novos profissionais da área são pessoas com menos de 40 anos, totalizando 60% dos novos arquitetos. A maioria dos profissionais ainda está concentrada da Região Sudeste, com um terço deles apenas em São Paulo. O maior estado do Brasil formou mais de 3.500 novos arquitetos e urbanistas em 2018.

Porém, os estados onde há mais empresas em relação ao número de arquitetos são Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre, todos na Região Norte. No Nordeste estão os estados com a menor taxa: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Mulheres na arquitetura
Cerca de 12.000 arquitetos e urbanistas entraram no mercado de trabalho brasileiro em 2018. Arquitetura e Urbanismo é hoje uma profissão dominada por mulheres jovens, com menos de 40 anos. As mulheres, em geral, já representam 63% dos arquitetos e urbanistas do Brasil. 

Se levar em consideração apenas os profissionais mais jovens, de até 30 anos, essa proporção chega a 75% de mulheres contra 25% homens.

Em quase todos os estados do Nordeste, menos Alagoas, registrou que mais de 50% dos novos arquitetos são do sexo feminino. O estado com mais mulheres arquitetas no Brasil foi o Rio Grande do Norte, tendo cerca de 73% arquitetas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Afoxé Olorum Baba Mi comemora 45 anos com apresentações musicais e Caruru Cultural neste domingo (28)]

Celebração acontece na sede do Afoxé Filhos de Korin Efan, no Santo Antônio Além do Carmo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!