Bahia registra mais de 12 mil mortes um ano após primeiro caso da Covid-19

Período é marcado por avanço da doença e novas medidas de restrição

Por Da Redação
Às

Bahia registra mais de 12 mil mortes um ano após primeiro caso da Covid-19

Foto: Reprodução/G1

Um ano após o primeiro caso da Covid-19 na Bahia, confirmado em março de 2020, o estado vive a pior fase da pandemia: caos na saúde, novas medidas restritivas com fechamento do comércio, variantes do vírus e mais de 12 mil mortes. O aumento do número de casos da Covid-19 no estado tem preocupado os gestores municipais e autoridades da saúde. 

Em fevereiro deste ano, Rui fez um alerta sobre possível colapso no sistema de saúde. Segundo ele, ao menos dez hospitais na Bahia estavam com 100% de ocupação. No dia 16 de fevereiro, o governador disse que o estado estava vivendo o terceiro pior momento da pandemia, com cerca de 15 mil casos ativos e crescentes. Segundo Rui, a situação estava muito mais crítica na região metropolitana de Salvador. 

Outra questão que tem causado preocupação é a quantidade de variantes da Covid-19 no estado. Já foram detectadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), gerido pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), seis linhagens diferentes do coronavírus, dez casos da variante de Manaus e circulação da cepa peruana no estado.

Além disso, a Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia confirmou a transmissão comunitária da variante B.1.1.7, originalmente detectada no Reino Unido, no estado. Nesta sexta-feira (5), dezessete casos da variante de Manaus foram confirmados pela Sesab.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário