• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia registrou mais de 90 casos de raiva em animais até o mês de novembro

Bahia registrou mais de 90 casos de raiva em animais até o mês de novembro

Última ocorrência em Salvador aconteceu em novembro, após 20 anos da última notificação

Por Da Redação
Às

Bahia registrou mais de 90 casos de raiva em animais até o mês de novembro

Foto: Divulgação / Instituto Butantan (Imagem ilustrativa)

A Bahia registrou 93 casos de raiva em animais de janeiro a novembro de 2025, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quinta (4). O balanço foi divulgado ao g1. 

Entre os casos, a maioria foi registrada em morcegos (32), bovinos (24) e equinos (19). Fevereiro foi o mês com mais ocorrências, registrando 14 casos. Em seguida janeiro, com 12 casos, e novembro com 11. Nomes das cidades que tiveram os registros não foram divulgados.

Em novembro o número supera os registros dos últimos anos. O crescimento é de 97% desde 2021, quando foram registrados 47 casos.

Em novembro, um dos casos aconteceu em Salvador: Filhote de cachorro morreu aos três meses de vida, após ser adotado. A suspeita é de que o cão teve contato com animais silvestres antes da adoção. A cidade não possuía registros desde 2005. 

Já em humanos, o último caso registrado na Bahia aconteceu em 2017, na cidade de Paramirim. A vítima foi infectada por um morcego.

A Prefeitura de Salvador emitiu um alerta epidemiológico nesta quarta (3). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que tutores mantenham a vacina de cães e gatos acima dos três meses de idade, além de evitar contato com animais silvestres vivos ou mortos. 

SAIBA MAIS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário