• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia se consolida na liderança da geração de energia eólica e solar no país

Bahia se consolida na liderança da geração de energia eólica e solar no país

Essa é a segunda vez que o território baiano ocupa a primeira posição do ranking nacional

Por Da Redação
Às

Bahia se consolida na liderança da geração de energia eólica e solar no país

Foto: Reprodução

O estado da Bahia conseguiu a liderança da geração de energia eólica e solar no país em 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa é a segunda vez que o território baiano ocupa a primeira posição do ranking nacional. 

Na fonte eólica, o estado gerou 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020. O inicio das atividades de 17 novos parques neste ano contribuiram na permanência do primeiro lugar na produção energética a partir da fonte dos ventos no Brasil. 

Já a geração solar nacional foi de 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro deste ano, de acordo com o ONS. Em 2020, a usina solar do Aeroporto de Salvador entrou em atividade no mês de agosto e com a capacidade instalada de 3,3 MW.

“A Bahia receberá novas linhas de transmissão de energia elétrica, uma delas, do Grupo Neoenergia, terá 1 mil km de extensão, com prazo máximo de 60 meses para estarem prontas e expectativa de gerar mais de 4 mil empregos diretos na construção. As linhas de transmissão vão passar por 27 municípios, a exemplo de Morro do Chapéu, Poções e Medeiros Neto. Teremos também investimentos de R$ 13 bilhões na construção dos novos parques eólicos, que devem gerar 56 mil empregos diretos e indiretos. Já as novas usinas de energia solar estimam investir mais de R$ 8 bilhões e criar 27,5 mil postos de trabalho diretos. Ambos até 2025”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico  João Leão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário