• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia tem 2ª maior taxa de câncer de próstata do país em 2025, com mais de 6,5 mil casos

Bahia tem 2ª maior taxa de câncer de próstata do país em 2025, com mais de 6,5 mil casos

Estado registra alta incidência da doença, especialmente entre homens afrodescendentes, e alerta para diagnóstico precoce.

Por Da Redação
Às

Bahia tem 2ª maior taxa de câncer de próstata do país em 2025, com mais de 6,5 mil casos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Bahia é o segundo estado do Brasil com maior incidência de câncer de próstata, com estimativa de 6.510 novos casos em 2025, sendo 1.200 apenas na capital, Salvador. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No país, o número total de diagnósticos deve chegar a 71.730 neste ano.

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre homens, excetuando o câncer de pele não melanoma, e é responsável por 28,6% das mortes masculinas causadas por neoplasias malignas, segundo o Ministério da Saúde.

Especialistas destacam que homens afrodescendentes têm maior propensão ao desenvolvimento da doença. “Com a maior população negra do Brasil, as estatísticas da Bahia refletem essa realidade. Além da maior predisposição, o tumor tende a evoluir de forma mais agressiva entre afrodescendentes”, explica um oncologista.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata costuma ser silencioso e, muitas vezes, só apresenta sintomas quando já está avançado. Entre os sinais de alerta estão dificuldade para urinar, dor ou ardor, gotejamento prolongado e aumento da frequência urinária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário