Bahia tem mais beneficiários do Bolsa Família do que empregados com carteira assinada
Pesquisa aponta que estados das regiões Norte e Nordeste seguem a mesma linha

Foto: Reprodução
O número de beneficiários do Bolsa Família supera o de empregos com carteira assinada (o que exclui setor público) em dez estados das regiões Norte e Nordeste. É o que revela o levantamento feito pelo site Poder 360, com base em dados do Caged e do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Os dados também revela que a Bahia é o estado com o maior número de beneficiados pelo programa em todo o país. Atualmente, existem 1.840.202 pessoas que recebem o benefício do Governo Federal enquanto que o número de pessoas com carteira assinada no estado é de 1.654.765 pessoas.
Até março, apenas oito estados estavam nessa situação. Em abril, o Bolsa Família ultrapassou as vagas com carteira de trabalho assinada nos estados do Amazonas e em Sergipe. A situação dos locais mais pobres piorou com a pandemia do coronavírus, embora se trate de um problema crônico.
Na última década, de 8 a 10 estados do Norte e do Nordeste tiveram mais beneficiários do Bolsa Família do que empregos formais. Cenário que se manteve até mesmo nos anos em que o desemprego atingiu os níveis históricos mais baixos.



