Bahia tem o melhor saldo de empregos no Nordeste

Com mais de 16 mil novas vagas, índice é o maior no estado desde setembro de 2021

[Bahia tem o melhor saldo de empregos no Nordeste]

FOTO: Reprodução/ web

O Brasil também registrou mais um mês de alta na criação de vaga de emprego formal. Foram mais de 277 mil novos postos de trabalho criados. Os dados foram divulgados na terça-feira (28) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A região Nordeste obteve o segundo maior saldo positivo de todo o país, com 48 mil e 847 novos postos gerados. A Bahia registrou 16 mil e 342 novas vagas criadas, cerca de 33% do valor total do Nordeste, maior saldo desde setembro de 2021. Atualmente, o estado possui 1 milhão e 860 mil pessoas contratadas com carteira assinada.

O setor de Serviços foi o grande destaque do mês na Bahia, com a geração de 4 mil e 887 novos postos de trabalho formais distribuídos, principalmente, na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Destaque também para a Indústria, que gerou 4 mil e 37 novas vagas de emprego formal. Já o setor de Construção gerou 3 mil e 649 novos contratos formais para os baianos. 

De janeiro a maio, as ações do Governo Federal para a retomada da economia, após a pandemia da Covid-19, resultaram na abertura de 62 mil e 906 novas vagas de emprego na Bahia.

Os dados também são positivos em todo o País, com mais de 1 milhão e 51 mil novas vagas de emprego abertas de janeiro a maio de 2022. Desde 2019, o Brasil abriu cerca de 4 milhões e 270 mil novas oportunidades para os trabalhadores.

Além do aumento no número de empregos formais, o Brasil registrou queda no número de desempregados, alcançando 9,4% em abril, a menor taxa em sete anos.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados na sexta-feira (24). A população empregada em abril chegou a 97 milhões e 800 mil trabalhadores, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2012.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!