Bahia vai exportar café da agricultura familiar para a China
Cerca de 40 toneladas do produto serão enviadas por mês para o país asiático

Foto: Divulgação
O café da agricultura familiar de Barra do Choça, no centro sul baiano, vai ser exportado para a China. Um grupo da Câmara de Comércio do país asiático visitou as instalações da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac). A previsão é enviar para o país cerca de 40 toneladas de café por mês.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cerca de R$3,4 milhões foram investidos na cadeia produtiva do café da cooperativa, possibilitando agregar valor à produção e alavancar a comercialização do produto. Ainda de acordo com a SDR, os investimentos deram um salto na qualidade da produção, com a oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater), aquisição de equipamentos como cinco despolpadores e 20 estufas instalados nas propriedades dos agricultores, o que resultará na linha gourmet da Cooperbac.
A cooperativa também teve sua estrutura contemplada com máquina pesadora, modeladora e empacotadora a vácuo, ampliando o acesso ao mercado. Um grupo da Cooperbac visitará as instalações da Câmara de Comércio da China em novembro.