Bahia vence em São Januário, suporta pressão e segue invicto em 2026

Juba marca em jogada ensaiada, defesa tricolor aguenta a blitz do Vasco e Ceni conquista mais um triunfo no duelo com Fernando Diniz

Por Samara Figueiredo
Às

Bahia vence em São Januário, suporta pressão e segue invicto em 2026

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

O Bahia segue sem saber o que é perder em 2026. Na noite desta quarta-feira (11), o Tricolor venceu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, chegou aos dez jogos de invencibilidade na temporada e ampliou o retrospecto positivo do técnico Rogério Ceni diante de Fernando Diniz.

O único gol da partida saiu ainda no primeiro tempo, em jogada ensaiada. Everton Ribeiro cobrou escanteio rasteiro para a entrada da área, Luciano Juba apareceu livre e finalizou de primeira, no canto de Léo Jardim, aos 21 minutos.

Vindo de empates contra Juazeirense, pelo Baiano, e Fluminense, pela Série A, o Bahia entrou em campo com fôlego renovado. Alguns titulares haviam sido preservados no estadual, e a equipe mostrou uma postura de maior marcação e força física, principalmente com as entradas de Roman Gómez e Kike Olivera nas vagas de Gilberto e Erick Pulga.

Mesmo fora de casa, o time de Ceni começou tentando controlar a posse e trabalhar no campo ofensivo. O Vasco, empurrado pela torcida, apostava nas transições rápidas e nas bolas pelos lados.

Antes do gol, as equipes alternaram chegadas. Coutinho quase abriu o placar em cobrança ensaiada que exigiu boa defesa de Ronaldo, enquanto Jean Lucas desperdiçou para o Bahia após boa trama pela esquerda.

Depois de sair na frente, porém, o Tricolor perdeu intensidade e passou a sofrer com a pressão cruzmaltina. Nuno, Coutinho e Brenner participaram de uma blitz que levou perigo em sequência, mas a defesa baiana conseguiu resistir, com cortes providenciais de Gómez e companhia.

Na etapa final, o panorama ficou ainda mais claro: o Vasco tentou empurrar o Bahia para trás, abusando dos cruzamentos, enquanto os visitantes se fecharam e buscaram acelerar nos contra-ataques.

A melhor chance para ampliar veio aos 26 minutos. Everton Ribeiro acertou lançamento preciso para Juba, que avançou livre e tentou encobrir Léo Jardim, mas mandou para fora.

Com Kanu sentindo a coxa e mudanças promovidas por Ceni ao longo do segundo tempo, o Bahia reforçou a marcação e suportou a pressão até os minutos finais. Já nos acréscimos, Puma teve a última oportunidade do Vasco, mas Gabriel Xavier apareceu para bloquear e garantir o triunfo.

O resultado marca a quarta vitória de Rogério Ceni sobre Fernando Diniz. As três anteriores também foram no comando do Bahia: duas contra o Fluminense, em 2023 e 2024, e uma diante do próprio Vasco, na última edição da Série A.

Invicto, o Tricolor agora soma dez partidas na temporada, com oito vitórias e dois empates.

O próximo compromisso da equipe é no sábado (14), às 16h, quando recebe o Jacuipense, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário