Bahia vira sobre Coritiba fora e fica a seis pontos do G-6

Tricolor chega a terceiro triunfo consecutivo no Brasileirão

[Bahia vira sobre Coritiba fora e fica a seis pontos do G-6]

FOTO: Igor Barrankievcz / FotoPressPR

O Bahia conseguiu um triunfo importante fora de casa. O Tricolor bateu o Coritiba, de virada, por 2 a 1, em confronto disputado na noite desta segunda-feira (16), no estádio Couto Pereira, no Paraná, válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor chega a terceiro triunfo consecutivo na competição, se mantém na nona colocação, com 28 pontos na tabela, e agora está a seis pontos do G-6. Já o Coxa permanece na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 20 pontos somados.

O Bahia esteve completamente perdido em boa parte na primeira etapa. O time demonstrou muito nervosismo e constantes momentos de apatia no jogo. Defensivamente falhou bastante, deixando espaços que foram bem aproveitados pelo Coritiba, mas aos poucos, organizando mais o time, conseguiu equilibrar as ações no jogo, criando situações claras de gol.  Já a equipe Coxa Branca dominou a partida, foi superior em posse de bola, finalizou mais, demonstrou muita consciência na construção de jogadas, mas assim como o Tricolor estava bastante vulnerável defensivamente e pagou um preço caro por isso..

Em uma completa desatenção de Nino Paraíba pelo lado esquerdo, o Coritiba abriu o marcador aos dois minutos. Willian Matheus recebeu lançamento de Matheus Oliveira em profundidade, cruzou para dentro da área e Giovanni Augusto desviou para as redes, inaugurando o placar no Couto Pereira.

Melhor na partida e com certa liberdade na grande área, o Cortiba voltou a assustar aos oito minutos, quando após trama em velocidade e passe de Giovanni Augusto, Matheus Sales ficou com a sobra de bola de frente para o gol e finalizou rasteiro pela linha de fundo.

A partida realmente estava sob domínio do Coritiba. Aos 11 minutos, Matheus Oliveira em chute rasteiro de fora da área, viu a bola passar muito perto da trave de Douglas. Quase o segundo gol dos paranaenses no jogo.

O Tricolor só conseguiu responder aos 23 minutos o massivo ritmo de ataque do Coritiba. Após vacilo no lado direito da zaga do Coxa, Élber ficou com a posse de bola, entrou na área e finalizou cruzado, mas Wilson conseguiu fazer a defesa.

Na melhor chance do Bahia no jogo, aos 29 minutos, Nino Paraíba avançou pela lateral e cruzou na área para cabeçada de Fessin muito próxima ao gol de Wilson.

O Coritiba ainda conseguiu marcar o segundo gol aos 32 minutos, mas após revisão no VAR, foi constatada irregularidade na jogada e o gol foi anulado.

O castigo cruel pelo gol não ter sido validado veio pouco tempo depois para o Coritiba. Aos 35 minutos, em subida ao ataque, a bola ficou com Élber, que em jogada individual, entrou na área e finalizou rasteiro, para vencer Wilson e empatar a partida.

O Bahia teve boa chance para virar o placar aos 46 minutos, quando após boa troca de passes entre Gregore e Fessin, o volante entrou na área e ficou cara cara com Wilson, mas na hora exata de fuzilar o goleiro na finalização, foi impedido por Willian Matheus. O Coxa respirou aliviado com este lance, o último perigoso antes da ida ao intervalo.

No retorno do intervalo, o confronto foi mais equilibrado. Os dois times tinham uma clara dificuldade para criar jogadas, tendo em vista a mudança de postura da defesas, que aparentavam um pouco mais de organização, e além do mais, os erros de passes foram frequentes na partida, o que dificultou que alguma boa oportunidade surgisse rapidamente.

A primeira boa chance ocorreu aos 11 minutos, Fessin teve uma boa chance em jogada individual após entrar dentro da área, mas chutou por cima do gol de Wilson.

O Coxa respondeu pouco tempo depois de forma mais perigosa. Aos 16 minutos, Neílton finalizou da entrada da área, para linda defesa de Douglas, jogando a bola para escanteio.

Aos 26 minutos, os donos da casa voltaram a chegar com perigo após cruzamento na área do Bahia. O desvio da zaga fez a bola chegar aos pés de Robson, mas que desajeitado, não conseguiu finalizar direito ao gol de Douglas.

A resposta do Bahia foi mais eficiente e até fatal. Aos 27 minutos, após contra-ataque, Zeca fez o cruzamento da lateral para área do Coritiba, a bola passou por todo mundo e foi morrer no fundo das redes de Wilson. Virada Tricolor na partida.

No decorrer da partida, o Coritiba tentou ensaiar uma pressão para tentar alcançar o empate, mas a qualidade técnica do time decaiu, não conseguindo ter o mesmo estilo de jogo do começo. A equipe ia para o ataque aos trancos e barrancos e pouco deu trabalho ao goleiro Douglas. Bem postado defensivamente, o Bahia só teve que aguentar a intensidade ofensiva até o final da partida. No fim, mais três pontos para o Esquadrão.

O próximo confronto do Bahia será na próxima sexta-feira (20), às 20h, diante do Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Enquanto o Coritiba vai ao Maracanã para encarar o Flamengo, no sábado (21), às 19h.

Análise do Bahia na partida

Foi uma partida regular jogada pelo Bahia. Após um começo de jogo ruim, com o time totalmente entregue, apático e totalmente perdido na defesa, o time mudou de postura após sofrer o gol. Com bola no pé, mais organização e tranquilidade, o time conseguiu aos poucos chegar perigosamente ao gol do Coritiba, tendo até oportunidade para virar o placar. No decorrer do jogo, o time diminuiu um pouco o ritmo, já que os erros de passes e as tomadas de decisões precipitadas dos jogadores impossibilitava novas chances, mas mesmo assim, o time era eficiente no quesito de finalizações.

Um triunfo bastante importante que põe o Bahia na briga por uma vaga na Libertadores. Mesmo não fazendo partidas brilhantes, o time sabe ser preciso nos momentos essenciais da partida e não se abate após sofrer um gol. Questões essenciais para uma equipe que busca sempre o triunfo independente do adversário. O que esse novo Bahia demonstra é um nível de competitividade que antes era algo não visto.

Desafogado, com oito pontos da zona de rebaixamento, agora finalmente o Bahia pode vislumbrar algo maior na competição. Com seis pontos de distância para o G-6, o time tem tudo para diminuir a vantagem caso siga com o ritmo das últimas partidas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!