Baianão tem domingo cheio com estreia do campeão e retorno de clubes tradicionais
Bahia enfrenta o Jequié na Fonte Nova, Juazeirense recebe o Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus encara o Galícia no fechamento da primeira rodada do estadual.

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
O Campeonato Baiano segue neste domingo com o segundo dia da primeira rodada, que reserva três partidas envolvendo tradição, retornos históricos e o início da caminhada do atual campeão estadual.
Na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia recebe o Jequié às 16h. Atual campeão baiano, o Tricolor inicia a defesa do título com uma equipe alternativa. A pedido do técnico Rogério Ceni, o treinador comandará de perto o time que disputa as primeiras rodadas do estadual. A decisão tem como objetivo aproximar a comissão técnica dos atletas formados nas categorias de base e acelerar o processo de adaptação dos jovens ao modelo de jogo da equipe principal. O Jequié, por sua vez, será comandado por Rodrigo Fonseca, que inicia a terceira passagem pelo futebol baiano.
Mais tarde, às 18h30, Juazeirense e Bahia de Feira se enfrentam no norte do estado. O Cancão de Fogo aposta na experiência do técnico Zé Humberto, que faz sua segunda passagem pelo futebol baiano, em 2022 ele comandou o Vitória da Conquista. Além dele, um dos principais nomes do elenco é o zagueiro Victor Ramos, ex-Vitória, que chega como referência para a temporada de 2026. Do outro lado, o Bahia de Feira retorna à elite do futebol baiano após a queda em 2024, recolocando Feira de Santana novamente com um representante na primeira divisão estadual.
Fechando a rodada, Barcelona de Ilhéus e Galícia entram em campo às 21h. O Barcelona aposta na continuidade do trabalho do técnico Paulo Sales, buscando aproveitar a base mantida para o início do estadual. Já o Galícia retorna à primeira divisão após oito anos longe da elite. Um dos clubes mais tradicionais do estado, o Granadeiro é o quarto maior campeão baiano e inicia a competição cercado de expectativa pelo reencontro com a principal divisão do futebol estadual.
Com jogos espalhados pela capital e pelo interior, o segundo dia da primeira rodada do Baianão promete movimentar o domingo e dar os primeiros sinais do que pode ser o Campeonato Baiano de 2026.


