Baianos têm desconto para assistir às 12 conferências da 16ª edição do Fronteiras do Pensamento em ambiente virtual!

Nomes como Luc Ferry, Maria Homem, Ribeiro Sidarta, Élisabeth Roudinesco e Steven Johnson estão entre os conferencistas da edição 2022 do projeto

[Baianos têm desconto para assistir às 12 conferências da 16ª edição do Fronteiras do Pensamento em ambiente virtual! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Com nove edições tendo Salvador como destino, o projeto Fronteiras do Pensamento inicia sua 16ª edição neste mês de agosto, porém longe da capital baiana. A última edição em Salvador foi em 2019, quando nomes como Djamila Ribeiro, Leonardo Padura, Lilia Schwarcz e Pierre Lévy lotaram o Teatro Castro Alves. Na temporada atual, os baianos podem ter acesso a todas as conferências a partir da compra do passaporte online. Em reconhecimento à sua longa história na Bahia, o Fronteiras criou um código especial, BAHIA2022, que dará 30% de desconto na compra do passaporte online para quem utilizá-lo para a compra pelo site www.fronteiras.com

A possibilidade de as conferências serem assistidas on-line teve início em 2020 com a pandemia. Em 2022, o projeto traz nomes como Luc Ferry, Maria Homem, Ribeiro Sidarta, Steven Johnson, Élisabeth Roudinesco, Martha Gabriel, Stuart Firestein e Natalia Pasternak para refletir sobre o tema Tecnologias para a Vida. Apenas São Paulo e Porto Alegre recebem os encontros ao vivo e a cores. A boa notícia é que, em 2023, o projeto deve voltar a acontecer presencialmente na capital baiana.

“Salvador, cidade que respira cultura, sempre acolheu muito bem o Fronteiras do Pensamento. Quando os palestrantes internacionais descobrem que a Bahia pode fazer parte do seu roteiro no Brasil, a aceitação para participar fica ainda mais fácil; há um desejo das pessoas conhecerem Salvador, esta força realmente existe. Nossa intenção é voltarmos ao presencial em 2023, e a boa notícia, é que junto a nosso parceiro, a Caderno 2 Produções, estamos num processo bem avançado nas negociações de patrocínio”, comenta o diretor executivo do Fronteiras do Pensamento, Pedro Longhi.       

Longhi lembra nomes consagrados que marcaram as edições baianas, entre eles Wim Wenders, Edgar Morin, Manuel Castells, Luc Ferry, Camille Paglia, Mia Couto, Graça Machel, Salman Rushdie, e Leandro Karnal. Os ingressos para a edição 2022 já estão disponíveis no site www.fronteiras.com, assim como todas as informações sobre a programação.

Temporada 2022 – As 12 conferências da 16ª edição do Fronteiras do Pensamento dedicam-se a refletir o tema “Tecnologias para a Vida”. Seis delas acontecem presencialmente a partir do dia 8 de agosto em São Paulo e Porto Alegre, e cada uma passa a ser oferecida em ambiente virtual nove dias após sua realização. Outras seis acontecem exclusivamente on-line, três delas disponíveis no dia 8 de agosto, e mais três no dia 22 do mesmo mês, com acesso para assinantes até 15 de dezembro. (Ver programação completa abaixo)

O time de conferencistas é de primeira grandeza, como de costume. Nas palestras presenciais estão o neurocientista Stuart Firestein e a cientista brasileira Natalia Pasternak (juntos); o escritor Frédéric Martel; o pesquisador e especialista em inovação Steven Johnson; o filósofo best-seller Luc Ferry; a psicanalista Élisabeth Roudinesco e o físico e astrônomo Marcelo Gleiser.  Já as conferências online trazem as ideias da geneticista Mayana Zatz; do escritor e mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras Jorge Caldeira; do neurocientista brasileiro e especialista em sono Sidarta Ribeiro; da psicanalista e uma das intelectuais mais influentes do país Maria Homem; da pensadora digital Martha Gabriel, e do pesquisador das tecnologias da inteligência Rodrigo Petrônio.

Tecnologias para a vida

"A terceira revolução industrial terá um impacto em nossas vidas, nas próximas três ou quatro décadas, maior do que toda a evolução tecnológica anterior." A partir desta frase do filósofo francês Luc Ferry, o curador do evento, Fernando Schüler, desenvolveu o tema para a edição 2022 do Fronteiras do Pensamento: Tecnologias para a vida.

A rápida mutação tecnológica é o grande fato da vida contemporânea – mais visivelmente nas dimensões ecológica e econômica; mais sensivelmente nas dimensões social e existencial. "O ponto é que a tecnologia carrega consigo um aspecto sombrio. As redes sociais geraram patologias inesperadas e ainda pouco compreendidas. O debate público se tornou um território tribal, feito de ódios e baixa empatia; a inteligência artificial permite amplos processos de controle de opinião, invasão de privacidade, e apresenta mesmo um horizonte distópico. São os riscos de um mundo que avança com inédita velocidade. Um mundo fascinante, do qual ninguém está disposto a renunciar," afirma Schüler.

Serviço:

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2022 - 16ª TEMPORADA

 TECNOLOGIAS PARA A VIDA

Conferências On-line - Na plataforma www.fronteiras.com em:

·         8 de agosto

Mayana Zatz

Jorge Caldeira

Sidarta Ribeiro

·         22 de agosto

Maria Homem

Martha Gabriel

Rodrigo Petrônio

Conferências presenciais: 

(Disponibilizadas na plataforma digital nove dias após sua realização)

Stuart Firestein e Natalia Pasternak

·         8 de agosto – SP

·         10 de agosto – PoA

 

Frédéric Martel

·         29 de agosto – SP

·         31 de agosto - PoA

 

Steven Johnson

·         12 de setembro -SP

·         14 de setembro – PoA

 

Luc Ferry

·         19 de setembro - SP

·         21 de setembro – PoA

 

Élisabeth Roudinesco

 

·         17 de outubro – SP

·         19 de outubro - PoA

 

Marcelo Gleiser

·         7 de novembro – SP

·         9 de novembro - PoA

 

PACOTE 100% On-line:

 

Valor: R$ 949,00

Valor com Desconto utilizando o código BAHIA22: R$ 663,00

Onde saber mais: www.fronteiras.com

Informações: [email protected]

Fone: (11) 97624-7423 

Whatsapp: 11 93775-5752


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!