Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia das Amendoeiras na Bahia

Animal foi encontrado morto no destino turístico

Por Da Redação
Ás

Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia das Amendoeiras na Bahia

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na última quinta-feira (17), na Praia das Amendoeiras, em Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba, distrito turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia. 

Uma avaliação preliminar apontou que a baleia já teria chegado morta ao local, já que apresentava sinais avançados de decomposição, segundo  informações da Prefeitura de Cairu.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos "Inema" autorizou que o animal fosse enterrado em área afastada da faixa de areia, conforme protocolo recomendado e seguindo as orientações técnicas para evitar riscos à saúde pública e ao meio ambiente. 

O Projeto Baleia Jubarte foi acionado também para ajudar na identificação da espécie e conseguir mais informações. 

Temporada de baleias-jubarte

A temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte iniciou na última quarta-feira (16). Os animais podem ser vistos em vários pontos da Baía de Todos-os-Santos, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e na travessia da capital baiana para Morro de São Paulo.

Durante a temporada do ano passado, foram feitas 1.012 avistagens de baleias no ponto fixo montado pelo Projeto Baleia Jubarte, no Museu Náutico da Bahia, localizado no Farol da Barra, na capital baiana.

O coordenador do Projeto Baleia Jubarte em Salvador, Gustavo Rodamilans, a localização do Museu Náutico é planejada, não só pela localização, mas por possibilitar um trabalho de sensibilização ambiental para com os visitantes.

"A expectativa é que a gente consiga continuar nosso trabalho de pesquisa realizado na Bahia, além dos outros lugares na costa brasileira, que nós também atuamos, realizando monitoramento desses animais", afirmou o coordenador do projeto.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário