Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
Situação foi motivada por 'graves violações às normas' que regulam as atividades das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Banco Central (BC) decretou, na quinta-feira (15), a liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio, instituição sediada em São Paulo. A decisão foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da corretora e por "graves violações às normas" que regulam as atividades das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo o BC, a Liquidação extrajudicial é um regime de resolução aplicado pelo Banco Central (BC) para encerrar as atividades de uma instituição financeira de forma organizada, quando ela se encontra em insolvência irrecuperável ou comete infrações graves, retirando-a do Sistema Financeiro Nacional (SFN) sem comprometer a estabilidade financeira geral, e envolve a nomeação de um liquidante para apurar obrigações, vender bens e pagar credores, protegendo, quando possível, os ativos dos administradores.
O comunicado foi divulgado no mesmo dia em que a autarquia anunciou a liquidação da CBSF Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, nova denominação da Reag Trust DTVM. Conforme divulgado pelo BC, as duas decisões não têm relação entre si.
No caso da Advanced, a medida foi informada ao mercado pelo Departamento de Resolução e de Ação Sancionadora (Derad). Conforme divulgado pelo BC, em 2025, a Advanced ocupava a 56ª posição no ranking de operações de câmbio, e respondia por 0,081% do volume financeiro e 0,14% do total de operações realizadas no país.
Com a decisão do BC, Fabiano Fabri Bayarri foi nomeado como liquidante extrajudicial. Com isso, ele terá amplos poderes de administração, liquidação e representação da sociedade.
A decretação da liquidação também torna indisponíveis os bens dos controladores Francisco Eduardo de Oliveira Castro e Ricardo Augusto Cardoso, que figuram como ex-administradores da instituição, conforme prevê a legislação vigente.


