Banco Central envia ao TCU explicações sobre liquidação do Banco Master
Autoridade monetária responde a questionamentos sobre suposta condução precipitada do processo

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
O Banco Central encaminhou nesta segunda-feira (29) ao Tribunal de Contas da União esclarecimentos sobre a liquidação do Banco Master, após questionamentos a respeito de uma possível condução precipitada do processo pela autoridade monetária. O envio das informações atende a uma determinação do ministro Jonathan de Jesus, relator do caso no TCU.
Além das explicações solicitadas, o Banco Central avalia a adoção de novas medidas no âmbito do processo, entre elas a realização de uma acareação entre o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o diretor do BC Ailton de Aquino Santos. A iniciativa tem como objetivo esclarecer divergências técnicas relacionadas à condução da liquidação da instituição financeira.
No sábado (28), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um recurso apresentado pelo Banco Central. No pedido, a autoridade monetária solicitava acesso às informações que embasaram a decisão que determinou a realização da acareação, mas o requerimento foi negado.
O caso é analisado simultaneamente pelo TCU e pelo STF e envolve questionamentos sobre os procedimentos adotados pelo Banco Central no processo de liquidação do Banco Master, além de possíveis divergências técnicas entre dirigentes da instituição financeira e representantes da autoridade monetária.
LEIA MAIS:
- Toffoli diz que diretor e BC não são investigados no caso Master e defende urgência de acareação
- Banco Central apresenta defesa sobre Banco Master ao TCU hoje (26)
- Banqueiros e autoridades relatam suposta pressão de Moraes à PF em caso envolvendo Banco Master, diz colunista
- Moraes nega ter falado sobre Banco Master em reunião com Galípolo, e reitera que encontro tratou de implicações da Lei Magnitsky
- Acareação ordenada por Toffoli antes de depoimentos é 'estranha' e 'inoportuna', dizem criminalistas
- Moraes nega que esposa tenha atuado na operação do Banco Master-BRB


