Banco Central indica nova redução da taxa Selic

BC ainda disse que está acompanhando o avanço do coronavírus

[Banco Central indica nova redução da taxa Selic]

FOTO: Reprodução

O Banco Central (BC) indicou uma nova redução da taxa básica de juros, a Selic. Ao contrário da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), onde estava afirmado que seria recomendável interromper o processo de cortes da taxa, o BC divulgou um comunicado na terça-feira (3), onde indica que essa postura está sendo revisada. 

No comunicado, o BC brasileiro ainda explicou que está acompanhando o avanço do coronavírus e mostrou que a projeção de manutenção da Selic em 4,25% ao ano pode ser revista diante do novo cenário econômico.

“No último Copom, o 15º parágrafo da Ata da 228ª reunião afirma: ‘O eventual prolongamento ou intensificação do surto implicaria uma desaceleração adicional do crescimento global, com impactos sobre os preços das commodities e de importantes ativos financeiros. O Copom concluiu que a consequência desses efeitos para a condução da política monetária dependerá da magnitude relativa da desaceleração da economia global versus a reação dos ativos financeiros’”, frisou o BC no comunicado.

O BC também avisou que não vai se antecipar em relação ao problema e convocar uma reunião extraordinária do Copom para deliberar sobre o assunto. No entanto, acontecerá uma reunião para discutir como enfrentar o coronavírus nos dias 17 e 18 de março. 

“O Banco Central enfatiza que as próximas duas semanas permitirão uma avaliação mais precisa dos efeitos do surto de coronavírus na trajetória prospectiva de inflação no horizonte relevante de política monetária”, explica a nota. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!