/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Banco Central realiza mutirão de renegociação de dívidas antes do Natal

Notícias
Economia

Banco Central realiza mutirão de renegociação de dívidas antes do Natal

Medida visa facilitar vida financeira dos inadimplentes

Por Da Redação
Banco Central realiza mutirão de renegociação de dívidas antes do Natal
Foto: Agência Brasil

O Banco Central do Brasil (BC), realizará antes do fim do ano, um mutirão para que os clientes renegociem dívidas com bancos antes do Natal e do Ano Novo. Informação foi pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, nesta quarta-feira (20), em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Ele explicou que o mutirão estará atrelado a cursos de educação financeira.

De acordo com Campos Neto, as agências deverão funcionar além do expediente normal para a renegociação de dívidas bancárias. Em contrapartida, os clientes passarão por cursos para aprender a administrar o orçamento pessoal e a evitar linhas de crédito com juros elevados, como as do cheque especial e do cartão de crédito rotativo.

Com o mutirão, os clientes poderão limpar o nome antes das compras de fim de ano. Neto disse que o BC pretende repetir esse tipo de ação em 2020, aliando a educação financeira à concessão de crédito com juros mais baixos, por meio de um sistema de pontuação semelhante ao dos programas de fidelidade.

“Queremos fazer ações junto com os birôs de crédito. Quem fizer o curso, acabará tendo uma classificação de crédito superior atrelado ao ganho de pontos que gerem desconto em produtos financeiros. Porque quem tem mais educação financeira tem menos inadimplência", destacou.

Ainda na audiência, Campos Neto anunciou que o BC pretende lançar, até o fim do próximo ano, um sistema instantâneo de pagamentos que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana e funcionará como alternativa  à Transferência Eletrônica Disponível (TED) e ao Documento de Ordem de Crédito (DOC), que não funcionam de forma instantânea.

Segundo ele, o novo sistema diminuirá a demanda por dinheiro em espécie. “Os pagamentos instantâneos devem estar funcionando no fim do ano que vem. O dinheiro vai sair de uma conta para outra, independente de quem seja, empresa ou pessoa física, 24 horas por dia, sete dias por semana. Diminui a demanda por dinheiro em espécie”, declarou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102